Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Use of Geographic Methods to Characterize Social Inequalities

Use of Geographic Methods to Characterize Social Inequalities

por Rafael Borsanelli - publicado 21/03/2017 16:25 - última modificação 28/03/2017 15:56

Detalhes do evento

de 29/03/2017 - 10:00
a 29/03/2017 - 12:30

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Peter Kraftl e os membros de sua equipe de pesquisa da Universidade de Birmingham discutirão o tema Cidades Sustentáveis com base em dois projetos de pesquisa: (Re)Connect the Nexus: Young Brazilians' Experiences of and Learning about Food, Water and Energy e New Urbanisms in India: Urban Living, Sustainability and Everyday Life.

O projeto analisa experiências de jovens brasileiros (de 10 a 24 anos de idade) e o aprendizado sobre a relação entre alimentos, água e energia. Será discutido o conceito de "nexo", questionando a utilidade desse quadro no contexto contemporâneo brasileiro - tanto conceitual quanto politicamente. Embora possa ter seus usos nos círculos políticos, o nexus thinking implica na criação de conexões e no escrutínio de trade-offs que leva a um holismo imposto, reduzindo processos sócio-materiais complexos a componentes do nexo em branco, como "alimento" ou "água". Serão apresentados os resultados da pesquisa com jovens e formuladores de políticas públicas sobre como alimentos, água e energia estão entrelaçados em suas vidas e trabalho. Será dado foco às implicações para a educação de sustentabilidade e o urbanismo sustentável. Finalmente, será feita uma reflexão sobre como essas descobertas podem levar os acadêmicos a repensar criticamente e construtivamente o nexus thinking em contextos como o Brasil.

Este projeto é uma colaboração entre a Universidade Estadual Paulista/UNESP, Campus de Guaratinguetá, e as Universidades de Birmingham, Northampton e Leicester, aprovada na Chamada Fapesp "Healthy Urban Living and the Social Science of the Food-Water-Energy Nexus - 2015".

New Urbanisms in India: Urban Living, Sustainability and Everyday Life

Planejamento para a transformação urbana sustentável - pesquisa, impacto e evidências da Índia

A transformação urbana está na agenda indiana. De visões a planos e locais de construção, cidades indianas estão passando por mudanças. Como o governo indiano coloca planos em movimento para um conjunto de iniciativas de cidade inteligentes - incluindo retrofitting, redesenvolvimento, desenvolvimento de greenfield e abordagens pan-city - são as experiências e o impacto sobre as pessoas e o local que precisam de consideração significativa. Essa apresentação irá se basear em dois projetos de pesquisa na Índia financiados pelo ESRC para mostrar as principais descobertas baseadas em experiências de mudança urbana para crianças, jovens e suas famílias. O primeiro projeto, New Urbanisms in India, baseia-se em dados de 350 pessoas de diversos contextos socioeconômicos e que vivem em um local de transformação urbana, um novo desenvolvimento privado e urbano. Doze temas centrais emergiram da análise, desde a importância da oferta educativa, questões de (des)conexão e a vida paisagens mutáveis, até uma série de impactos sociais, culturais e econômicos relacionados à mudança urbana. O segundo projeto, Map my Community, foca os processos de planejamento participativo em assentamentos informais em Delhi. Utilizando ferramentas metodológicas inovadoras, as vozes e experiências de públicos diversos são reunidas e usadas para fazer campanha pela mudança. Esses diversos espaços urbanos, do privado ao informal, mostram a complexidade das questões associadas ao planejamento para a transformação urbana sustentável.

Peter Kraftl (UoB)

Sophie Hadfield-Hill (UoB)

Moderação

Ligia Vizeu Barrozo (FFLCH e IEA-USP)