Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Regulação do Trabalho por Aplicativos

A Regulação do Trabalho por Aplicativos

por Cláudia Regina - publicado 24/11/2023 14:45 - última modificação 29/11/2023 15:03

Detalhes do evento

de 01/12/2023 - 14:00
a 01/12/2023 - 17:00

Centro Universitário Maria Antonia, Rua Maria Antonia, 294, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

deboraleite.s@usp.br

Adicionar evento ao calendário

Embora amplamente difundido, o trabalho por plataformas, como Uber e Ifood, ainda é muito pouco regulado no Brasil. Um estudo da rede internacional Fair Work, que busca medir a qualidade do trabalho por aplicativos, mostra que esse tipo de trabalho ainda é de baixa qualidade no país se comparado ao que é oferecido em outros países da América do Sul. O governo federal constituiu um Grupo de Trabalho para propor um marco regulatório estabelecendo pagamento mínimo e a concessão de certos direitos, como piso de pagamento mínimo e contribuição ao INSS. O grupo tem assistido grandes conflitos entre trabalhadores e empresas a respeito da remuneração mínima, percentual de contribuição ao INSS e a categorização deste tipo de trabalho como autônomo. O objetivo do seminário é trazer para o ambiente acadêmico tanto a contribuição de pesquisadores universitários sobre a natureza e os desafios deste tipo de trabalho, como um painel das propostas e modelos regulatórios que hoje estão em discussão.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

14h

Abertura - Guilherme Ary Plonski (IEA); Luiz Fernando Martins Castro (Cátedra Oscar Sala-IEA/USP) e Pablo Ortellado (Cátedra Oscar Sala-IEA/USP)