Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / The Contribution of Living Labs to Urban Sustainability Transitions: How to Deal with Upscaling?

por Sandra Sedini - publicado 25/10/2019 10:55 - última modificação 12/12/2019 16:37

Detalhes do evento

de 12/11/2019 - 10:00
a 12/11/2019 - 12:00

Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Segundo a teoria, a transição para a sustentabilidade depende de inovações sociais, tecnológicas ou institucionais desenvolvidas nos chamados "nichos". Os nichos são espaços protegidos que oferecem um local para experimentação e aprendizado com maneiras novas e mais sustentáveis ​​de suprir as necessidades humanas. Uma transição ocorre quando essas novas maneiras alteram o "regime" existente e se tornam "o novo normal".

Um exemplo atual de nichos são os Laboratórios Urbanos Vivos, espaços onde diversas partes interessadas inovam, experimentam e aprendem juntos para encontrar soluções para os desafios da sustentabilidade urbana. No entanto, apesar da rápida disseminação desses laboratórios e de iniciativas semelhantes em cocriação transdisciplinar, sua contribuição para a transição para a sustentabilidade urbana ainda parece bastante limitada.

Para que isso aconteça, as inovações desenvolvidas precisam se deslocar do nicho para o regime, do experimental para o mainstream. O upscaling refere-se aqui à implementação mais ampla de uma inovação nas cidades e entre cidades.

O seminário propõe uma discussão sobre a importância desses novos espaços de coprodução e transdisciplinaridade com a participação de pesquisadores do tema.

Expositores:

Joop de Kraker (Universidade de Maastricht)

Pedro Roberto Jacobi (USP)

Moderadora:

Gabriela Marques Di Giulio (USP)

Evento público e gratuito | Em inglês, sem tradução | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade do auditório: 120 pessoas

Faculdade de Saúde Pública (FSP USP)

Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA

Projeto GLOCULL