Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / USP Lecture: Origins of the Genus Homo

USP Lecture: Origins of the Genus Homo

por Sandra Sedini - publicado 29/08/2023 09:10 - última modificação 24/10/2023 12:05

Detalhes do evento

de 09/10/2023 - 16:00
a 09/10/2023 - 18:00

Onde

Sala do Conselho Universitário, Rua da Reitoria, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

A origem do gênero Homo combina vários problemas de "origens".

Quando é que os nossos antepassados começaram a ter o aspecto que esperamos que os primeiros membros do nosso gênero teriam, e quando é que os nossos antepassados começaram a se comportar da forma como esperamos que os primeiros membros do nosso gênero se comportariam?

A busca pela origem de um gênero pode ser feita de baixo para cima ou de cima para baixo.

Ambas as estratégias têm seus problemas.

Esta palestra revisará esses problemas, examinará a história das tentativas de encontrar os primeiros membros do gênero Homo, estabelecerá opções para o que procuramos no registro fóssil dos hominínios e explicará por que a busca pelas origens de qualquer espécie ou gênero é repleta de dificuldades.

Bernard Wood é professor de evolução humana na Universidade George Washington, Estados Unidos. Em 1968, juntou-se à primeira expedição de Richard Leakey à Bacia do Lagoa Turkana, no Quênia, e posteriormente acompanhou o grupo de pesquisadores que trabalhou com os hominínios recuperados no leste desse lago. Publicou 252 artigos científicos e capítulos de livros, além de mais de uma centena de pequenos artigos e comentários. Ele é autor ou coautor de 20 livros, incluindo uma importante monografia de 1991 sobre os restos cranianos de hominínios da Formação Koobi Fora, um atlas de anatomia dos tecidos moles dos monos e o livro não técnico "Human Evolution, a Very Short Introduction". Wood é o editor da Enciclopédia da Evolução Humana. Ele é mais conhecido por suas pesquisas sobre as origens do gênero Homo, a paleobiologia do Paranthropus boisei, a sistemática dos hominínios, e a reconstrução da filogenia, a morfologia comparativa e a epistemologia na paleoantropologia. Sua pesquisa foi citada mais de 20 mil vezes, com um índice h de 80 e um índice i10 de 209.

Moderação: Walter Neves (IEA-USP)

Sobre o Programa USP Lecture:

O programa USP Lecture nasceu em 2015 com a finalidade de ampliar o acesso a discussões científicas atuais a diferentes públicos, especializados ou não. O evento presta homenagem a pesquisadores e docentes condecorados com premiações nacionais e internacionais, que falam tanto de suas experiências acadêmico-científicas, quanto de suas trajetórias de vida.

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento em inglês | Sem tradução