Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / V Semana Nacional do Cérebro

V Semana Nacional do Cérebro

por João Rafael - publicado 03/03/2016 10:20 - última modificação 15/03/2016 08:14

Detalhes do evento

de 14/03/2016 - 08:30
a 20/03/2016 - 17:00

Salão de eventos do CeTI-RP/USP

Nome do Contato

Telefone do Contato

Participantes

Norberto Garcia-Cairaco,Ricardo Vêncio, Alan Eckeli, Isabel K. Ferreira de Miranda Santos, Antonio Carlos Roque e Eduardo Kickhofel

Adicionar evento ao calendário

Entre os dias 14 e 20 de março ocorrerá a V Semana Nacional do Cérebro. As atividades em Ribeirão Preto serão coordenadas pelo Grupo de Estudo "Reflexões em Neurociência Contemporânea", ligado ao Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) e coordenado pelo Prof. Norberto Garcia-Cairasco, da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto (FMRP-USP).

A programação científica será realizada no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP) e a primeira atividade será um debate sobre o estresse e a depressão, no dia 14, às 8h30, com a participação de Eduardo H. L. Umeoka (FMRP-USP), Deidiane Ribeiro (FMRP-USP), Itiana Menezes (FMRP-USP), Brisa Burgos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) e Lívia Godoy (FMRP-USP).

Dia 16, às 8h30, o Prof. Garcia-Cairasco (FMRP-USP), coordenará a mesa-redonda "Neurociência e Arte", com o artista visual Lelin Alves e, às 13h30, o Dr. Alexandre Kanashiro  (FMRP-USP) mediará mesa-redonda "Convergências em Psico-Neuro-Endócrino-Imunologia" que contará com os pesquisadores Rafael Fais e Melina Malthiesen, ambos da FMRP-USP.

No dia 17, às 8h30 horas, as apresentações terão como tema as redes complexas, com a presença do Prof. Ricardo Vêncio (FFCLRP-USP), Victor Rodrigues Santos (FMRP-USP), Rafael Silva-Rocha (FMRP-USP). No período da tarde, às 13h30, o Prof. Alan Eckeli (FMRP-USP), Daniela Pachito e Letícia Viana discorrerão sobre a relação entre o sono e o cérebro.

Abrindo as atividades do dia 18, às 8h30, as professoras Silvia Siag Oigman (D'Or Institute for Research and Education), Isabel K. Ferreira de Miranda Santos (FMRP-USP) e Antonio Carlos Roque (FFCLRP-USP) irão abordar a olfação humana no contexto da neurociência.

Encerrando a programação científica, ainda no dia 18, às 13h30, o Prof. Garcia-Cairasco irá moderar a mesa-redonda "História e Evolução das Neurociências: Arte e Tecnologia", com a participação dos professores Eduardo Kickhofel (UNIFESTP) e Rickson Mesquista (UNICAMP).

Inscrições gratuitas: Clique aqui

Grupo de Estudo "Reflexões em Neurociência Contemporânea"

Apoio

Programa de Pós-Graduação em Fisiologia, o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) e o IEA-RP.