Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Violência Sexual contra Mulheres em Tempos de Conflito

Violência Sexual contra Mulheres em Tempos de Conflito

por Cláudia Regina - publicado 03/11/2016 10:55 - última modificação 11/05/2018 10:30

Detalhes do evento

de 25/11/2016 - 10:00
a 25/11/2016 - 12:00

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

No Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres, o IEA promove um seminário no qual serão apresentados dois panoramas da violência contra as mulheres. O primeiro discute a violência sexual durante o Holocausto, tendo como base o trabalho interdisciplinar de um grupo internacional de pesquisadores, que busca ampliar e aprofundar a compreensão das experiências de estupro e outras formas de violência sexual sofridas por judias naquele período. As conferencistas farão referência a depoimentos, documentos do regime nazista, livros de memória de sobreviventes e representações artísticas.

O segundo analisará a violência sexual contemporânea na Somália, fenômeno caracterizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como "o pior desastre humanitário contemporâneo". O debate focará a situação presente naquele país e possíveis soluções, como as que foram apontadas no projeto A Five-Point Plan to Curtail Sexual Violence in Somalia, relatório do Human Rights Watch que vem acompanhando a situação na Somália desde 2012 e propõe um roteiro de cinco pontos destinado a ajudar o governo, países doadores e outras entidades a por em prática uma estratégia nacional de longo prazo para acabar com esses abusos.

Expositoras

Rochelle G. Saidel (RWI),

Beatriz de Barros Sousa (FD-USP)

Eva Blay (USP)

Evento gratuito. Inscrições encerradas.

Público online não há necessidade de inscrição

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo