Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A produtividade no Brasil em debate

A produtividade no Brasil em debate

por Flávia Dourado - publicado 31/03/2015 16:55 - última modificação 10/08/2015 17:41

No dia 9 de abril, às 14 horas, o Grupo de Pesquisa Observatório de Inovação e Competitividade/NAP do IEA promove um debate sobre o livro "Produtividade no Brasil: Desempenho e Determinantes".

Capa do livro - Produtividade no BrasilOs dados e indicadores apresentados no primeiro volume do livro "Produtividade no Brasil: Desempenho e Determinantes" (2014) serão discutidos no debate Produtividade no Brasil, que o Grupo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade/NAP (OIC) do IEA realiza no dia 9 de abril, às 14 horas, na Sala de Eventos do Instituto.

Os debatedores serão Fernanda De Negri, coorganizadora do livro e diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e Renato da Fonseca, gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Entre os tópicos a serem abordados, estão a importância da produtividade para o desenvolvimento econômico do Brasil; os motores do crescimento da economia do país nos últimos anos; o ambiente de negócios e a qualidade das instituições; a evolução histórica da produtividade brasileira; e as causas estruturais da baixa produtividade nacional.

Negri e Fonseca farão, ainda, uma análise comparada dos índices de produtividade brasileira e internacionais e dos diferenciais de produtividade intrasetoriais no Brasil.

A mediação do debate será do engenheiro Mário Salerno, coordenador geral do OIC e professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP.

LIVRO

Organizado por Negri e Luiz Ricardo Cavalcante, o livro compila os resultados de um estudo aprofundado sobre os dilemas e desafios da produtividade da economia brasileira, desenvolvido pelo IPEA em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A obra traz, em 13 capítulos, análises de 17 pesquisadores do IPEA, de universidades e de centros de pesquisa nacionais sobre os indicadores de evolução e os fatores determinantes da produtividade no Brasil nos últimos 30 anos.

Embora o livro reúna diferentes perspectivas sobre o tema, os dados apresentados convergem ao apontar para um índice de produtividade brasileiro baixo, lento e pouco sustentável desde o final da década de 70.

Os autores atribuem esse fraco desempenho a uma série de fatores estruturais, entre os quais destacam a escassez de mão de obra qualificada; insuficiência da escala de produção; má performance dos fornecedores; e precariedade da infraestrutura de produção.

O segundo volume do livro, com lançamento previsto para este ano, discutirá como estas e outras variáveis — a inovação, por exemplo — afetam os indicadores de produtividade brasileira.

Produtividade no Brasil
9 de abril, às 14 horas
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela web