Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A atuação dos públicos na arte contemporânea

A atuação dos públicos na arte contemporânea

por Mauro Bellesa - publicado 14/10/2016 11:20 - última modificação 21/10/2016 13:44

Nos dias 19 e 20 de julho realiza-se a etapa de Vitória, ES, da série "Encontros Interestaduais de Mediação na Arte: A Atuação dos Públicos".
Público em exposição

O Fórum Permanente realiza ao longo deste semestre, em quatro cidades brasileiras, a série Encontros Interestaduais de Mediação na Arte: A Atuação dos Públicos, na qual será debatida a atuação dos públicos na arte contemporânea. O próximo encontro será em Vitória, ES, nos dias 19 e 20 de outubro, na Casa Porto das Artes Plásticas (veja a programação abaixo).

Os encontros destinam-se a reunir artistas, produtores, pesquisadores e estudantes de universidades públicas de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A reunião em Vitória tem como coorganizador o Grupo de Pesquisa Diálogos entre Sociologia e Arte (Dissoa) da Ufes.

O projeto da série foi contemplado pelo edital Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição. O intuito é aprofundar estudos, trabalhos e ideias sobre mediação cultural em museus e outros equipamentos culturais já iniciados pelo Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado do IEA.

Os debates e oficinas da série têm como objetivo principal expor e analisar criticamente a crescente expansão do interesse pelos “estudos de públicos” no Brasil, segundo os responsáveis pelo projeto. "Os debates também discutirão temas mais concretos, como questões metodológicas sobre de que forma as instituições poderiam efetivamente estar abertas à atuação dos públicos e as situações de “não-público”, enfrentadas em diferentes cidades do Brasil onde há carência de espaços de arte."

Eles consideram que o intercâmbio promovido nos debates com agentes dos diferentes estados poderá ensejar a criação de novas parcerias e colaborações artísticas e institucionais, enriquecendo as colaborações inter-regionais.

Em São Paulo, a programação da série ocorreu de julho a setembro. Niterói terá seu encontro no dia 20 de novembro e Brasília, nos dias 23 e 24 de novembro.

Programação


Encontros Interestaduais de Mediação na Arte: A Atuação dos Públicos - ES
19 e 20 de outubro
Casa do Porto de Artes Plásticas, praça Américo Poli Monjardin, 66
Informações: Diego Kerchove (diego@forumpermanente.org)
Foto: Fernanda Rezende/IEA-USP