Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / As transformações na ética da pesquisa em perspectiva

As transformações na ética da pesquisa em perspectiva

por Flávia Dourado - publicado 25/11/2013 13:55 - última modificação 04/02/2016 12:38

O filósofo da ciência Nicolas Lechopier, professor visitante do IEA, fará uma conferência sobre o tema no dia 26 de novembro, às 9h30, no Auditório do MAC.
Nicolas Lechopier
O filósofo da ciência
Nicolas Lechopier,
professor visitante do
IEA, será o conferencista

O campo da ética da pesquisa científica, estruturado e consolidado nos anos de 1970 e 1980, vem passando por transformações, segundo o filósofo da ciência Nicolas Lechopier, da Université Claude Bernard Lyon 1, França, e professor visitante do IEA. No dia 26 de novembro, às 9h30, ele tratará do tema na conferência Ética da Pesquisa, que acontece no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

No encontro, Lechopier falará sobre as transformações em curso na área e avaliará a necessidade de novas abordagens. De acordo com o conferencista, uma série de tópicos já vêm sendo discutidos, "como os modelos de justiça subjacentes, a restituição dos resultados das pesquisas às comunidades, pesquisas-ações-participativas, a importância das experiências e dos saberes do pesquisado e o acesso a dados disponibilizados na internet".

Para exemplificar esse cenário de mutações, o filósofo da ciência cita o caso das críticas ao "modelo principalista". Tido como um dos pilares da bioética e das práticas nas investigações médicas, o modelo se baseia em quatros princípios morais elementares propostos por Tom Beauchamp e James Childress: beneficência, autonomia, justiça e não-maledicência.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, o evento é gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia, que deve ser feita através do e-mail leila.costa@usp.br. Haverá transmissão ao vivo pela web. O Auditório do MAC fica na rua Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

CONFERENCISTA

Nicolas Lechopier também integra o Institut Français de l'Éducation da École Normale Supérieure de Lyon, França. É doutor em filosofia e história da ciência pela Université Paris 1 Panthén-Sorbonne e pós-doutor pela USP e pela Université du Québec à Montréal, Canadá. Seus estudos concentram-se na área de epistemologia social e ética da saúde pública; educação e promoção da saúde; e abordagens participativas e comunitárias.

RELACIONADO