Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Atlas analisa educação na pandemia a partir de excertos de artigos acadêmicos

Atlas analisa educação na pandemia a partir de excertos de artigos acadêmicos

por Leandra Rajczuk Martins - publicado 14/03/2023 08:20 - última modificação 05/06/2023 13:57

Livro terá duas versões futuras de pesquisa sediada no Instituto

Racionalidades EducacionaisO IEA acaba de publicar o livro Racionalidades Educacionais (Pós-)Pandêmicas – Atlas 2020, de autoria do psicólogo Julio Groppa Aquino, professor titular da Faculdade de Educação (FE-USP).

Trata-se do primeiro volume do Atlas, que terá mais dois relativos aos anos de 2021 e 2022. A obra, disponível no Portal de Livros Abertos da USP, é resultado do projeto “A educação no horizonte pós-pandêmico: contributos para a construção de pautas investigativas e práticas” desenvolvido por Aquino no Programa Ano Sabático – iniciativa conjunta do IEA com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) – ao longo de 2022.

O estudo colocou em perspectiva as noções de “racionalidades” em circulação no campo educacional brasileiro durante o triênio 2020-2022, período que concentra o início e o desenrolar da pandemia de Covid-19, desde a interrupção do atendimento escolar, passando pela implementação do ensino remoto emergencial até a retomada das atividades presenciais.

Ao reunir 1,5 mil excertos de 231 artigos, organizados em 100 verbetes, o autor oferece ao leitor a possibilidade de analisar os temas que despontaram ou ganharam força quando o campo pedagógico-escolar enfrentou um acontecimento sócio-histórico sem precedentes, “cujos efeitos, em sua magnitude, ainda estão por ser compreendidos”.

"Em termos teórico-metodológicos, o estudo vale-se da noção-chave de arquivo, calcada nas proposições de Michel Foucault e de alguns de seus interlocutores, em diálogo com noções operacionais oriundas de outros campos do saber, de modo a viabilizar um approach interdisciplinar do acontecimento sob análise", afirma o pesquisador no resumo do projeto de sabático apresentado ao IEA.

Periódicos acadêmicos

Aquino utilizou como fonte documental a produção investigativa brasileira sobre o tema, consubstanciada em periódicos acadêmicos ligados aos 135 programas stricto sensu em Educação atualmente reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O autor informa no texto de apresentação que 18 desses 135 programas acadêmicos não contam com revistas próprias ou ligadas às instituições-sede. “Do total dos 150 periódicos selecionados, 133 pertencem a essa modalidade, os 17 restantes estão sob responsabilidade de associações, fundações, institutos e assemelhados”.

Todos os volumes e números dos periódicos publicados em 2020 foram rastreados em busca de artigos que contivessem, em seu título e/ou em seu resumo, termos-chave de interesse ao estudo, como Covid-19, pandemia, distanciamento social, quarentena, ensino remoto, entre outros. Foram preteridos textos de outra natureza: entrevistas, apresentações, editoriais, resenhas. Nessa etapa, o levantamento contabilizou 231 artigos.

“A alocação dos termos-chave excedeu por completo os verbetes que lhes eram correspondentes, revelando suas múltiplas interfaces e, consequentemente, a fluidez da própria organização do material discursivo por verbetes”.

De “aula” a “virtual”

Em suas 434 páginas, o livro se estrutura em 100 verbetes, cada qual contendo 15 excertos selecionados. Foram escolhidos os verbetes mais recorrentes no conjunto dos textos originais. Os verbetes estão dispostos em ordem alfabética e vão desde a expressão “aula” até “virtual”. Há também: “ciência”, “democracia”, “ensino-aprendizagem”, “fake news”, “humanidade”, “inovação”, “jovens”, “racismo”, “tecnologia” etc.

Segundo o autor, a seleção dos 15 excertos específicos para cada um dos verbetes exigia apenas que o termo figurasse como elemento nuclear do enunciado selecionado. “A propósito, o mesmo rol de verbetes será empregado na continuação deste trabalho, nas duas versões futuras do estudo referentes a 2021 e a 2022”.

Ao todo são 1,5 mil excertos e 634 referências preservados assim como figuravam nos textos originais. O conjunto de referências “constitui-se numa mostra significativa das obras e dos autores em circulação entre os/as pesquisadores/as do campo”. O livro inclui ainda a lista completa dos periódicos acadêmicos e suas respectivas instituições.

Como exemplo, o autor destaca que o termo “avaliação” – ele próprio um verbete – apareceu 80 vezes; “futuro”, 66; “crise”, 131; “tecnologia”, 339, e assim por diante. Para acompanhar essa variedade, diz que se trata de “um atlas composto não por imagens fracionadas, mas por uma sucessão de frames discursivos em movimento”.

O autor

Julio Roberto Groppa Aquino - Perfil
Aquino: Livro organizado em verbetes. Foto: Divulgação
Julio Groppa Aquino é professor titular desde 2015 da FE-USP, onde também fez sua livre-docência em 2009. Tem mestrado (1990) e doutorado (1995) em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia (IPUSP), com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona em 2002. Pesquisador 1D do CNPq e co-líder do grupo de pesquisa Investigações educacionais com Foucault e Deleuze.

O docente é também colaborador da Red de Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), grupo de pesquisadores latino-americanos, bem como da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação. Vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa voltados ao encontro do pensamento foucaultiano com a educação brasileira.

É autor, coautor e organizador de um conjunto de artigos, livros e capítulos, com vistas a uma crítica sistemática das práticas educacionais correntes. Foi um dos ganhadores do prêmio Jabuti, categoria educação/pedagogia, em 2015, com o livro "Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente".

Racionalidades Educacionais (Pós-)Pandêmicas – Atlas 2020
Julio Groppa Aquino