Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / A inovação em biotecnologia a serviço da saúde humana

A inovação em biotecnologia a serviço da saúde humana

por Mauro Bellesa - publicado 24/01/2017 15:50 - última modificação 20/02/2017 17:18

Denise Golgher - 1
A bioquímica e consultora Denise Golgher

A origem e o desenvolvimento da biotecnologia, sua presença no mundo hoje, sobretudo na área da saúde, e o cenário brasileiro do setor serão discutidos no seminário Inovação para Saúde Humana: A Indústria de Biotecnologia, no dia 10 de março, às 10h, na Sala de Eventos do IEA.

A exposição será da pesquisadora e consultora Denise Golgher, especializada em tecnologias inovadoras para a saúde humana. A mediação será de Mario Salerno, coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade/NAP, que organiza o seminário.

O evento é gratuito e aberto ao público, mas requer inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

Exposição

A apresentação de Denise terá três partes. Na primeira, explicará o que é a indústria de biotecnologia, sua criação e crescimento nos EUA e os fatores que contribuem para que esse país seja o líder no setor. Ela dará ênfase à descoberta de novas drogas, exemplificando com trabalhos inovadores em medicamentos para câncer.

A segunda parte será dedicada ao panorama mundial da indústria e como o desenvolvimento de tecnologias no setor contribui para a melhoria da saúde da população e, também, para a criação de novos negócios e condições econômicas de um país.

Uma análise da situação do Brasil em relação à biotecnologia concluirá a exposição. Os temas a serem abordados são: base acadêmica, investimentos públicos e privados (considerando instituições de fomento e capital de risco), exemplos de empresas inovadoras e a indústria farmacêutica nacional.

Denise trabalha há 20 anos com biologia celular, imunologia e biotecnologia. Sua experiência inclui estudos e análises de tecnologias emergentes em saúde humana e desenvolvimento de negócios. Ela é mestre em bioquímica pela USP e doutora em biologia celular pela Universidade Johns Hopkins, EUA. Realizou pesquisa de pós-doutorado sobre imunologia de tumores na Universidade de Oxford, Reino Unido, e estudou gestão de negócios na Fundação Dom Cabral.

Inovação para Saúde Humana: A Indústria de Biotecnologia
10 de março, às 10h
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público, gratuito e com inscrição prévia - Transmissão ao vivo pela internet