Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Células-tronco: potenciais, riscos e perspectivas

Células-tronco: potenciais, riscos e perspectivas

por Sylvia Miguel - publicado 23/09/2015 16:10 - última modificação 29/09/2015 11:30

As dificuldades regulamentares, técnicas e éticas dessa área de pesquisa serão analisadas por membro da Society of Toxicology Pathology no dia 29 de setembro, às 14h, no IEA.

Stem cellA reconstituição de tecidos e órgãos a partir de células-tronco já é uma realidade nas pesquisas em biomedicina. Com capacidade de autorrenovação e diferenciação em muitas categorias de células, elas podem ser programadas para desenvolver funções específicas já que ainda não possuem nenhuma especialização. Os resultados das pesquisas com células-tronco são promissores, mas suas aplicações ainda estão em estágio inicial.

Para jogar luz na definição desse campo de pesquisa, o patologista veterinário Ricardo Ochoa fará a conferência Stem Cells: the Potential, the Complications and the Future, que acontece no dia 29 de setembro, das 14h às 18h, na Sala de Eventos do IEA, com a coordenação de Paulo Saldiva, vice-diretor do IEA e professor da Faculdade de Medicina da USP, e de Maria Lucia Zaidan Dagli, professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. A fala de Ochoa será em inglês, sem tradução simultânea.

Com vasta experiência nas áreas de toxicologia, patologia e gestão de risco, Ochoa tornou-se conselheiro e presidente da Society of Toxicology Pathology, além de conselheiro para a American College of Veterinary Pathologists. Sua carreira é pontuada por atuações na área acadêmica e industrial na Colômbia e nos Estados Unidos, com trabalhos para aumentar a produtividade de empresas farmacêuticas por meio do uso de sistemas integrados de biologia.

Uma de suas motivações de pesquisa na indústria é elucidar os mecanismos de toxicidade e definir as condições em que novos medicamentos podem ser administrados com segurança para os seres humanos.

A conferência no IEA buscará “examinar as dificuldades regulamentares, técnicas e éticas sobre células-tronco que precisam ser superadas para trazer soluções para o paciente”, afirma.

O conferencista

Ricardo Ochoa é doutor em medicina veterinária pela Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, com Ph.D em patologia veterinária pela New York State School of Veterinary Medicine, na Cornell University, Estados Unidos. Veterinário associado ao American College of Pathologists, foi diretor geral de investigação em medicina veterinária e centros de diagnóstico da Colômbia; professor na Louisiana State University (LSU) School of Veterinary Medicine in Baton Rouge, Los Angeles (EUA); toxicólogo e patologista na indústria da medicina veterinária (em empresas como Upjohn Company, Pfizer e Drug Safety Evaluation), e vice-presidente de Segurança Pré-Clínica da Neurogen Corp. Em 2008, fundou a Pre-Clinical Safety Inc., onde é presidente e consultor em questões de segurança de medicamentos.

Stem Cells: the Potential, the Complications and the Future
29 de setembro, às 14h
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem inscrição prévia – Transmissão ao vivo pela web