Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Claudio Pinhanez é o novo professor visitante do IEA

Claudio Pinhanez é o novo professor visitante do IEA

por Matheus Nistal - publicado 17/04/2023 13:10 - última modificação 20/04/2023 11:03

O cientista da computação irá focar em estudos sobre Inteligência Artificial e processamento de linguagem natural

Claudio Pinhanez - PerfilClaudio Pinhanez, novo professor visitante do IEA, utilizará a Inteligência Artificial (IA) em um projeto de documentação, preservação e revitalização de línguas indígenas. Intitulada “Processamento computacional ético de línguas indígenas brasileiras”, a proposta de pesquisa foi aprovada no dia 15 de dezembro de 2022 pelo Conselho Deliberativo do Instituto.

Cerca de 2680 línguas indígenas estão ameaçadas de extinção até 2100, o que levou a Unesco a estabelecer a “Década das Línguas Indígenas”, entre  os anos 2022 e 2032, com o objetivo de fomentar iniciativas que revitalizem e preservem idiomas ameaçados. Nesse sentido, Pinhanez propõe desenvolver técnicas de IA e processamento de linguagem natural (PLN) no suporte de documentação de línguas indígenas brasileiras. O PLN é um campo interdisciplinar que pesquisa a interação linguística entre seres humanos e computadores.

Para aplicar técnicas de PLN em línguas indígenas, o projeto pretende explorar o uso de modelos de linguagem de base pré-treinados e multilinguísticos. Caso essa estratégia não alcance os objetivos, a alternativa será coletar grandes quantidades de  dados linguísticos para treinar um novo modelo.

Um dos pilares éticos recomendados pela Unesco é o lema “nada de nós sem nós”, que propõe a inclusão dos povos originários nas iniciativas de preservação de suas próprias línguas. Assim, está no plano de trabalho o empoderamento de comunidades indígenas de São Paulo para usar, desenvolver, manter e melhorar as tecnologias envolvidas na proposta.

Pinhanez afirma que não apenas os linguistas podem se beneficiar de informações mais abundantes sobre as línguas indígenas, mas também “a comunidade da inteligência artificial pode ganhar imensamente com um entendimento mais profundo de todas as línguas”. Segundo o professor, cerca de apenas 200 dos mais de sete mil idiomas são contemplados pelas tecnologias de IA e PLN.

O projeto aprovado que terá sede no IEA envolve outros pesquisadores de diversas instituições, entre eles: Paulo Cavalin e Marisa Vasconcelos, do IBM Research Brazil; Luciana Storto, Thomas Finbow e Alexander Yao Cobbinnah, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP); e Sarajane Marques Peres, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP).

Perfil

Claudio Pinhanez é especialista em Inteligência Artificial, interação homem-máquina, sistemas conversacionais e ciência de serviços. Bacharel em matemática e mestre em ciência da computação pela USP, o professor ingressou em 1999 no laboratório de mídia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde obteve o título de Ph.D. em Artes de Mídia e Ciências.

Profissionalmente, atua no Center for Artificial Intelligence (C4AI) e no IBM Research. Foi membro docente do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP e cientista pesquisador da IBM T.J. Watson Research Center Yorktown Heights, em Nova York. O pesquisador atuou com pioneirismo em sistemas interativos de corpo inteiro baseados em câmeras e criou o "Everywhere Displays”, um sistema de projeção interativa capaz de transformar qualquer superfície em uma tela responsiva.