Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência resgata a pesquisa de William Rowan Hamilton

Conferência resgata a pesquisa de William Rowan Hamilton

por Vinícius Sayão - publicado 23/08/2017 10:45 - última modificação 23/08/2017 17:20

Encontro acontece no dia 28, às 14h30, e terá conferência de Dominique Flament, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), França

William Rowan Hamilton

No próximo dia 28, às 14h30, o diretor de pesquisa em Matemática e História da Matemática do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Dominique Flament, fará a conferência William Rowan Hamilton: A Álgebra como a Ciência do Tempo Puro, no IEA. O evento terá moderação de Gildo Magalhães, coordenador do Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina e transmissão ao vivo pela internet.

Flament buscará responder a questões sobre a atuação de Hamilton, importante matemático, físico e astrônomo do século 19, na formulação de teorias envolvendo números complexos, como “por que Hamilton se sentiu obrigado a fazer um apelo à metafísica para tornar pública sua criação matemática dos pares algébricos (a formalização dos números complexos), criados dez anos antes? Quais são os obstáculos que tornam difícil a extensão, a priori natural, às tripletas?”. A descoberta mais importante de Hamilton em matemática é a dos quatérnios uma extensão do conjunto dos números complexos , que também serão comentados no evento.

“Hamilton deveria se alinhar a George Peacock, seu principal opositor na Escola Algébrica Inglesa, e reconhecer, não sem resistência, a necessidade de ir além do signo à coisa significada”, afirma Flament.

William Rowan Hamilton: A Álgebra como a Ciência do Tempo Puro
28 de agosto, às 14h30
Antiga Sala do Conselho Universitário da USP, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, térreo, Cidade Universitária
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet