Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Em seminário, Donald Peterson explora o conceito de laço cibernético na era cognitiva

por Nelson Niero Neto - publicado 09/10/2019 15:55 - última modificação 10/10/2019 14:04

Professor visitante no IEA, escocês fará o terceiro encontro da série de seminários “Life in the Cognitive Era”

Donald Peterson No terceiro encontro da série de seminários Life in the Cognitive Era (A Vida na Era Cognitiva), o professor visitante Donald Peterson abordará o conceito de laço cibernético (cybernetic loop), do matemático Norbert Wiener, na era cognitiva. A exposição será em inglês e sem tradução simultânea, no dia 18 de outubro, às 10h. Para participar presencialmente, é preciso se inscrever. A transmissão ao vivo pela internet não requer inscrição.

Escocês, Donald Peterson estuda as oportunidades e perigos que as novas tecnologias podem trazer para as nossas vidas, principalmente em áreas como educação, trabalho, saúde e bem-estar. Em seus dois primeiros seminários, o pesquisador abordou estas questões e também expôs seus receios em relação ao futuro. Para ele, precisamos nos antecipar e adaptar nossas relações com a tecnologia para extrair seu melhor e minimizar seus impactos negativos.

Relacionado

Donald Peterson discute o desafio de potencializar os benefícios da tecnologia cognitiva

Precisamos adquirir um senso cibernético para lidar com prós e contras das tecnologias, diz pesquisador

Desta vez, Peterson abordará o lugar do laço cibernético neste contexto. Segundo ele, trata-se de um laço de controle usado para ajustar ações a circunstâncias e consequências, sendo, por isso, essencial para a adaptabilidade que defende que busquemos em um sistema.

“Em um mundo de dados cada vez mais voláteis e massivos, a capacidade de um sistema pode ser pressurizada”, explica. “No entanto, se conseguirmos lidar com essas condições, por exemplo, com a ajuda de máquinas e auto-entendimento aprimorado, elas também podem oferecer oportunidades”. Para otimizarmos uma situação, precisamos enxergar a relação entre nosso aparato mental e as condições emergentes. O laço cibernético é introduzido, neste contexto, como detentor de valor explicativo e operacional.

No mesmo dia, no período da tarde, Peterson participará da "4ª Jornada de Filosofia das Ciências Neurais", do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Sua exposição, intitulada “Cybernetics and Cyberspace”, será às 15h20.

Peterson é professor visitante no IEA desde junho de 2019. Doutor em filosofia pela University College London, mestre em fundamentos de tecnologia avançada de informação pelo Imperial College London e mestre em filosofia e psicologia pela Universidade de Edimburgo, também no Reino Unido, o escocês já foi pesquisador em universidades no Reino Unido e na China.

Life in the Cognitive Era (Terceiro Encontro)
18 de outubro, 10h
IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público (com inscrição prévia online) - Para assistir à transmissão ao vivo pela internet não é preciso se inscrever.
Mais informações com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone 11 3091-1678
Página do evento