Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Fernando Haddad e pró-reitores da USP discutem a formação interdisciplinar de professores

Fernando Haddad e pró-reitores da USP discutem a formação interdisciplinar de professores

por Fernanda Rezende - publicado 13/12/2022 15:50 - última modificação 15/12/2022 12:34

Agendado para o dia 19 de dezembro, das 8h30 às 18h, o evento discutirá a formação interdisciplinar de professores na USP e fará um balanço das atividades da Cátedra este ano.

“Formação Interdisciplinar de Professores na USP” será o tema do evento que marcará o encerramento das atividades acadêmicas de 2022 da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP. Agendado para o dia 19 de dezembro, das 8h30 às 18h, a atividade terá o filósofo Fernando Haddad na conferência de abertura.

O futuro ministro da Economia e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP falará às 9h sobre “Antropologia Dialética e Filosofia da Cognição: Possibilidades da Formação Transcientífica na Universidade”, seguido pelas palestras “Inovações Curriculares na USP: da sua Fundação ao Curso de Ciências Moleculares e ao Bacharelado de Humanidades”, proferida às 9h30 pelo Paulo Nussenzweig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação/USP, e "Inter-transdisciplinaridade na Universidade", às 10h, com Sergio Adorno, editor da revista "Estudos Avançados".

O evento será híbrido, com público presencial para até 40 pessoas (inscreva-se via catedraeducacaobasica@usp.br), e transmissão ao vivo pelo YouTube da Cátedra. Haddad irá participar de forma remota. Além das conferências, haverá os debates “Perspectivas para uma Formação Docente Meta-inter-transdisciplinar” e “Desdobramentos Futuros do Projeto LIC-USP”, o painel “Licenciaturas Interdisciplinares em Ciências na USP” e a plenária final. Confira a programação completa ao final da matéria.

Contexto

De acordo com o titular da Cátedra Naomar de Almeida Filho, no ano 2000 foi desenvolvido "um projeto revolucionário de ensino interdisciplinar", o Bacharelado de Humanidades da USP, liderado pelo filósofo Renato Janine Ribeiro, então professor da FFLCH. A proposta não foi aprovada à época, mas é sobre essa experiência e outras ideias de inovação curricular protagonizadas pela USP desde sua fundação que Nussenzweig irá falar.

Para Luís Carlos de Menezes, coordenador acadêmico da Cátedra, a presença de Haddad tem um simbolismo especial. “É um acadêmico com grande produção, no sentido mais amplo do pensar social e filosófico. Por isso, leva para sua prática política esse vigor intelectual.”

Além dos debates, o evento apresentará um balanço da Cátedra este ano. Em 2022, foram oferecidas 56 atividades, entre minicursos, colóquios, fóruns e plenária, todos virtuais. Com amplo alcance, esses eventos têm como público principal professores da rede pública de ensino, de todas as regiões do país.

Programação

Horário

Atividade

8h30

Abertura

Maria Arminda Arruda, reitora da USP em exercício

Ary Plonski, diretor do IEA/USP

Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú para Educação, Ciência e Cultura

9h00

Palestra: Antropologia Dialética e Filosofia da Cognição: Possibilidades da Formação Transcientífica na Universidade – Fernando Haddad (online)

9h30

Palestra: Inovações Curriculares na USP: da sua fundação ao Curso de Ciências Moleculares – Paulo Nussenzweig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação/USP

10h00

Palestra: Inter-transdisciplinaridade na Universidade – Sergio Adorno, editor da revista "Estudos Avançados"

10h30

Debate livre: Perspectivas para uma formação docente meta-inter-transdisciplinar na USP

Mediação: Luís Carlos de Menezes (IEA/USP)

12h00

Almoço

14h00

Painel: Licenciaturas Interdisciplinares em Ciências na USP

Coordenação: Nilson Machado (IEA/USP)

Plataforma curricular comum das LIC – Bernardete Gatti (IEA/USP)

Habilitação em Ciências da Natureza – Cristina Leite (IF/USP)

Ciências Humanas e Sociais – Ana Paula Magalhães (FFLCH)

Ciências da Aprendizagem – Maria Eliza Matosinho (EACH/USP)

Matemática, Computação e Tecnologias – Roseli Lopes (IEA/USP)

Ciências do Trabalho, suas Culturas e Tecnologias – Francisco Cordão (IEA/USP)

16h00

Plenária Final: Debate Livre sobre desdobramentos futuros do Projeto LIC/USP

Mediação: Naomar Almeida Filho (IEA/USP)

17h30

Encerramento