Fernando Haddad e pró-reitores da USP discutem a formação interdisciplinar de professores
“Formação Interdisciplinar de Professores na USP” será o tema do evento que marcará o encerramento das atividades acadêmicas de 2022 da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP. Agendado para o dia 19 de dezembro, das 8h30 às 18h, a atividade terá o filósofo Fernando Haddad na conferência de abertura.
O futuro ministro da Economia e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP falará às 9h sobre “Antropologia Dialética e Filosofia da Cognição: Possibilidades da Formação Transcientífica na Universidade”, seguido pelas palestras “Inovações Curriculares na USP: da sua Fundação ao Curso de Ciências Moleculares e ao Bacharelado de Humanidades”, proferida às 9h30 pelo Paulo Nussenzweig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação/USP, e "Inter-transdisciplinaridade na Universidade", às 10h, com Sergio Adorno, editor da revista "Estudos Avançados".
O evento será híbrido, com público presencial para até 40 pessoas (inscreva-se via catedraeducacaobasica@usp.br), e transmissão ao vivo pelo YouTube da Cátedra. Haddad irá participar de forma remota. Além das conferências, haverá os debates “Perspectivas para uma Formação Docente Meta-inter-transdisciplinar” e “Desdobramentos Futuros do Projeto LIC-USP”, o painel “Licenciaturas Interdisciplinares em Ciências na USP” e a plenária final. Confira a programação completa ao final da matéria.
Contexto
De acordo com o titular da Cátedra Naomar de Almeida Filho, no ano 2000 foi desenvolvido "um projeto revolucionário de ensino interdisciplinar", o Bacharelado de Humanidades da USP, liderado pelo filósofo Renato Janine Ribeiro, então professor da FFLCH. A proposta não foi aprovada à época, mas é sobre essa experiência e outras ideias de inovação curricular protagonizadas pela USP desde sua fundação que Nussenzweig irá falar.
Para Luís Carlos de Menezes, coordenador acadêmico da Cátedra, a presença de Haddad tem um simbolismo especial. “É um acadêmico com grande produção, no sentido mais amplo do pensar social e filosófico. Por isso, leva para sua prática política esse vigor intelectual.”
Além dos debates, o evento apresentará um balanço da Cátedra este ano. Em 2022, foram oferecidas 56 atividades, entre minicursos, colóquios, fóruns e plenária, todos virtuais. Com amplo alcance, esses eventos têm como público principal professores da rede pública de ensino, de todas as regiões do país.
Programação
Horário |
Atividade |
8h30 |
Abertura Maria Arminda Arruda, reitora da USP em exercício Ary Plonski, diretor do IEA/USP Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú para Educação, Ciência e Cultura |
9h00 |
Palestra: Antropologia Dialética e Filosofia da Cognição: Possibilidades da Formação Transcientífica na Universidade – Fernando Haddad (online) |
9h30 |
Palestra: Inovações Curriculares na USP: da sua fundação ao Curso de Ciências Moleculares – Paulo Nussenzweig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação/USP |
10h00 |
Palestra: Inter-transdisciplinaridade na Universidade – Sergio Adorno, editor da revista "Estudos Avançados" |
10h30 |
Debate livre: Perspectivas para uma formação docente meta-inter-transdisciplinar na USP Mediação: Luís Carlos de Menezes (IEA/USP) |
12h00 |
Almoço |
14h00 |
Painel: Licenciaturas Interdisciplinares em Ciências na USP Coordenação: Nilson Machado (IEA/USP) Plataforma curricular comum das LIC – Bernardete Gatti (IEA/USP) Habilitação em Ciências da Natureza – Cristina Leite (IF/USP) Ciências Humanas e Sociais – Ana Paula Magalhães (FFLCH) Ciências da Aprendizagem – Maria Eliza Matosinho (EACH/USP) Matemática, Computação e Tecnologias – Roseli Lopes (IEA/USP) Ciências do Trabalho, suas Culturas e Tecnologias – Francisco Cordão (IEA/USP) |
16h00 |
Plenária Final: Debate Livre sobre desdobramentos futuros do Projeto LIC/USP Mediação: Naomar Almeida Filho (IEA/USP) |
17h30 |
Encerramento |