Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Evento discute consequências das mudanças climáticas

Evento discute consequências das mudanças climáticas

por Thais Cardoso - publicado 25/09/2017 12:21 - última modificação 25/09/2017 12:21

Conferência realizada pelo IEA-RP traz docente do IF-USP Paulo Artaxo para abordar formas de estabilizar o clima global

As mudanças climáticas impactam a vida dos seres humanos e de diversos ecossistemas terrestres. Para discutir esse tema, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP realiza no dia 2 de outubro, a partir das 15h, no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP a conferência Mudanças Climáticas: desafios e possibilidades.

O docente do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP Paulo Artaxo vai abordar de que forma as alterações ocorridas no clima nos últimos 200 anos, causadas basicamente pela queima de combustíveis fósseis intensificada pela Revolução Industrial, interferiram no equilíbrio dos ecossistemas e as consequências disso para o futuro do planeta. Ele vai discutir também a necessidade de repensar os padrões de consumo da sociedade e a governança para implementar medidas em nível mundial para estabilizar o clima global.

Paulo Artaxo é graduado em Física, mestre em física nuclear e doutor em física atmosférica, todos pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou quatro pós-doutorados em Harvard, na NASA e nas Universidades de Antuérpia (Bélgica) e Lund (Suécia). Trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos e poluição do ar urbana, entre outros temas. É membro da equipe do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas neste link. Mais informações: (16) 3315 0368 ou jhenrique@usp.br.

Mudanças Climáticas: desafios e possibilidades
2 de outubro, 15h
Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, Bloco A (FEA-RP/USP)
Inscrições gratuitas