Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário apresenta pesquisas sobre o funcionamento e conservação da foz do Amazonas

Seminário apresenta pesquisas sobre o funcionamento e conservação da foz do Amazonas

por Mauro Bellesa - publicado 30/09/2024 13:55 - última modificação 04/10/2024 09:13

O segundo seminário do ciclo "A Foz do Amazonas: Pesquisas, Conservação e Futuro" será realizado no dia no 10 de outubro, das 8h30 às 18h, na Sala Alfredo Bosi do IEA".

Praia de Cajuuna, Ilha de Marajó
Praia de Cajuuna, Ilha de Marajó

Os estudos consolidados sobre a foz do rio Amazonas, região de grande interesse socioambiental e visada para a exploração de petróleo em águas profundas, serão discutidos no segundo seminário do ciclo "A Foz do Amazonas: Pesquisas, Conservação e Futuro", no dia no 10 de outubro, das 9h às 18h.

O encontro reunirá pesquisadores e representantes de órgãos governamentais, organizações não governamentais da área ambiental, comunidades tradicionais e empresariado [veja programação abaixo].

Aberto ao público e gratuito, o seminário ocorrerá na Sala Alfredo Bosi do IEA (Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo) e terá transmissão ao vivo pela internet.

Assim como no primeiro seminário, realizado no dia 23 de maio no Museu Paraense Emílio Goeldi, parceiro do IEA na iniciativa, o objetivo é conectar e aproximar os grupos e profissionais que atuam na região da foz do rio Amazonas de forma a "otimizar os conhecimentos sobre o funcionamento e a conservação da área buscando medidas que possam garantir o desenvolvimento sustentável desse amplo espaço", segundo os organizadores.

Foz do rio Amazonas

Com isso, esperam ampliar os entendimentos de governança para a criação de um corredor de conservação e desenvolvimento sustentável de expressão mundial, integrando a Amazônia Verde, a Amazônia Azul (manguezais, sistema recifal) e o Alto Mar (Acordo BBNJ).

A meta é promover o aprofundamento da pesquisa científica da área e a proteção efetiva e sustentável de seus ecossistemas marinhos, de forma "a garantir uma visão de conjunto compartilhada como alicerce da economia do mar". Os organizadores ressaltam que essa visão deve privilegiar a prosperidade equitativa das comunidades tradicionais e, simultaneamente, estimular novos arranjos produtivos e econômicos.

Serão apresentados estudos já desenvolvidos sobre a diversidade biótica do estuário, as populações tradicionais, as ocupações humanas, formas de uso do território, estudos visando sua proteção e cenários futuros para a região. As exposições serão divididas em três painéis:

  • Estado da Arte da Foz do Amazonas: Vulnerabilidades do Território: Social, Econômica e Ambiental - Governança e Ciência;
  • Visões de Futuro para a Foz do Amazonas: Social, Econômica e Ambiental - Governança e Ciência.
  • Definição de uma Estratégia de Desenvolvimento Sustentável e de um Sistema de Áreas Protegidas para a Foz do Amazonas

Depois dos painéis, haverá uma sessão sobre os próximos passos no debate sobre as questões relacionadas com o meio físico, biótico, uso dos recursos naturais, sociobiodiversidade e áreas protegidas da região.

Programação

Fotos (a partir do alto): Pedro Peron/Wikimedia e Lauren Dauphin/Nasa Earth Observatory