Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Websérie 'Futuro do Oceano' começa com episódio sobre efeitos da pandemia no ambiente marinho

por Mauro Bellesa - publicado 15/07/2020 08:25 - última modificação 26/08/2022 10:08

Vídeo do episódio 'Pandemia: Onde Estão os Humanos', primeiro da websérie 'Futuro do Oceano', será lançado no dia 16 de julho, às 19h.

Praia desertaSerá lançado quinta-feira, 16 de julho, às 19h, o vídeo do primeiro episódio da websérie Futuro do Oceano, produzida pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano e pela revista “Scientific American Brasil”. O vídeo poderá ser assistido nos sites da cátedra e da revista.

Esse é o primeiro dos 12 episódios da websérie e tem por tema Pandemia: Onde Estão os Humanos?, com exposições sobre os impactos da pandemia de Covid-19 no meio ambiente marinho.

Os expositores são:

• o biólogo Marcos Buckeridge, professor titular e diretor do Instituto de Biociências da USP e coordenador do Programa USP Cidades Globais do IEA; ele coordenou projeto temático do Programa Biota da Fapesp e integrou o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.
  • o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, diretor executivo do Aquário de Ubatuba, presidente do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha e diretor de Comunicação da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab);
  • a ex-surfista profissional Nuala Costa, idealizadora e militante do Todas para o Mar (TPM), movimento feminista que promove o empoderamento através do esporte; seus projetos sociais têm como público-alvo mulheres e crianças da região de Maracaípe, em Pernambuco.

O mediador do episódio é o ecólogo Alexander Turra, coordenador da cátedra e professor do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, no qual é responsável pelo Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha. No IEA, ele integra também o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA.

Segundo ele, "as restrições à circulação das pessoas em função da Covid-19 criaram uma situação para o oceano jamais vista pelas gerações atuais: praias e regiões costeiras completamente desertas". Esse cenário leva à reflexão sobre possíveis impactos da pandemia nessas regiões e sobre a existência de alterações visíveis, afirma Turra.

O objetivo da cátedra - vinculada ao IEA e ao IO-USP - e da "Scientific American Brasil" ao produzir a websérie  é discutir tópicos importantes e atuais sobre questões oceânicas, com foco especial na Agenda Global dos Oceanos, considerando tanto os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (com destaque para o ODS 14) quanto a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) da ONU.

Os demais 11 episódios serão lançados sequencialmente toda quinta-feira às 19h nos sites da cátedra e da revista. Seus temas são:

• Mudanças Climáticas - Eventos Extremos
  • Mudanças Climáticas - Aquecimento Global