Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Helio Dias e Walter Neves são os novos professores seniores do IEA

Helio Dias e Walter Neves são os novos professores seniores do IEA

por Victor Matioli - publicado 22/06/2018 17:05 - última modificação 17/07/2018 08:57

Walter e Helio
Walter Neves (dir.) e Helio Dias

O Conselho Deliberativo (CD) do IEA aprovou a filiação de dois novos professores seniores ao Instituto, durante reunião no dia 21 de junho. Helio Dias, professor do Instituto de Física (IF) da USP, e Walter Neves, professor recém-aposentado do Instituto de Biociências (IB) da USP, tiveram seus pedidos de admissão aceitos e projetos de pesquisa ratificados pelo CD.

Como professor sênior, Dias pretende dar continuidade e aprofundar sua participação no Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais, do qual faz parte desde 2017. Como membro do grupo, ele colaborou no planejamento, organização e execução de cinco workshops (realizados entre 2017 e início de 2018) para debater os principais problemas enfrentados pela educação básica brasileira.

A partir de agora, Dias e os outros membros do grupo devem organizar publicações científicas que agregam todo o material coletado nos encontros. Além disso, ele pretende colaborar com um projeto abrangente sobre educação básica que está sendo desenvolvido no IEA.

O professor Walter Neves, por sua vez, pretende desenvolver atividades que permeiam três grandes áreas do conhecimento: antropologia, arqueologia e biologia evolutiva. De acordo com o projeto apresentado, sua principal tarefa como professor sênior será fortalecer a divulgação científica para além dos muros da Universidade. Ele também planeja introduzir o pensamento evolutivo humano nas áreas biomédicas, tanto na USP quanto em outras instituições universitárias.

Segundo Neves, a difusão dos conhecimentos sobre a evolução humana para o grande público se faz extremamente necessária e urgente, “tendo em vista o crescimento galopante do criacionismo no Brasil”. Por este motivo, ele pretende se dedicar à propagação da teoria darwiniana da evolução humana para a comunidade por meio de exposições, artigos científicos, palestras e da institucionalização do “Ciência na Rua”, projeto de divulgação científica para jovens de 15 a 25 anos.

Fotos: Leonor Calasans/IEA-USP e arquivo pessoal de Helio Dias