Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Henrique Del Nero (1959-2008), pesquisador de ciência cognitiva

Henrique Del Nero (1959-2008), pesquisador de ciência cognitiva

por Mauro Bellesa - publicado 11/05/2008 00:00 - última modificação 04/08/2015 11:43

Psiquiatra foi o fundador e coordenador do Grupo de Ciência Cognitiva do IEA nos anos 90.
delnero.jpg
Henrique Schützer Del Nero,
um dos estimuladores da
ciência cognitiva no Brasil

O psiquiatra Henrique Schützer Del Nero, fundador e coordenador do Grupo de Ciência Cognitiva do IEA nos anos 90, morreu no dia 9 de maio, aos 48 anos, vítima de infarto.

Nos últimos dez anos, Del Nero era professor do programa de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, onde atuava no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciência Cognitiva, que criou e coordenou de 2003 a 2005.

Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, era também bacharel e mestre em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e doutor em engenharia de sistemas pela Escola Politécnica. Em 2000, foi professor visitante na Escola de Medicina da Universidade de Nova York.

Pesquisador com múltiplos interesses, manteve em paralelo à sua carreira como psiquiatra uma dedicação voluntária a atividades acadêmicas na USP a partir de 1990, quando fundou o Grupo de Ciência Cognitiva do IEA, que coordenou até 1997. Após o encerramento do grupo, fundou o núcleo dedicado à mesma temática na Escola Politécnica.

O grupo e o núcleo sempre tiveram composição interdisciplinar, a exemplo do perfil intelectual de Del Nero, com a participação de pesquisadores e profissionais de áreas como computação, biociências, psicologia, filosofia, engenharia, direito, economia e comunicação.

Escreveu três livros: "O Sítio da Mente: Pensamento, Emoção e Vontade no Cérebro Humano" (1997), "O Equilíbrio Necessário" (1998) e "Anarquia e Alucinações" (1982). Foi autor também de quatro capítulos de livros, 15 artigos científicos e dezenas de artigos para a imprensa.

Del Nero era casado com a psiquiatra Lúcia Maciel e pai de quatro filhos.

Foto: Lúcia Maciel