Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Interação humano-algoritmo é o tema de Virgílio Almeida na Cátedra Oscar Sala

Interação humano-algoritmo é o tema de Virgílio Almeida na Cátedra Oscar Sala

por Mauro Bellesa - publicado 04/04/2022 13:40 - última modificação 07/04/2022 11:35

Cerimônia de posse de Virgílio Almeida como novo titular da Cátedra Oscar Sala será no dia 25 de abril, às 14h30, com transmissão ao vivo pela internet. Ele desenvolverá, até março de 2023, o projeto "Interações Huma

Virgílio Almeida
O cientista da computação Virgílio Almeida

Perfil

Os interesses atuais em pesquisa do novo titular da Cátedra Oscar Sala são voltados para a área de algoritmos, governança e políticas para tecnologias digitais, bem como para o impacto socioeconômico dos algoritmos.

Professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e pesquisador 1A do CNPq, Virgílio Almeida graduou-se em engenharia elétrica na UFMG, obteve o título de mestre em ciência da computação pela PUC-RJ e o de doutor em computação pela Universidade Vanderbilt. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Boston.

É também professor associado no Centro Berkman Klein para Internet e Sociedade da Universidade Harvard, EUA. Na mesma universidade, foi professor visitante na Escola de Engenharia, ocupando a Cátedra Capes-Harvard. Também atuou como professor visitante Fulbright na Universidade de Nova York.

Em paralelo à sua atividade acadêmica, Almeida tem atuado em instituições governamentais ligadas a políticas nas áreas de ciência e tecnologia. De 2011 a 2015, foi secretário nacional de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Coordenou o CGI.br e foi o responsável pela conferência Netmundial, que em 2014 discutiu as novas bases globais da governança da internet e na qual foi sancionado o Marco Civil da Internet no Brasil (Lei 12.965/2014). Também participou de conselhos, comitês e outras instâncias da Capes e do CNPq.

O livro mais recente de Almeida é “Governance for the Digital World”, publicado pela Palgrave/Macmillan em 2020. Ele é coautor de outros seis livros, publicados pela Prentice Hall em inglês, com edições em português, coreano e russo. Publicou mais de 170 artigos científicos em publicações nacionais e internacionais, os quais têm mais de 15.500 citações.

Almeida é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Academia Nacional de Engenharia (ANE).

A compreensão dos impactos sociais, políticos e econômicos dos algoritmos, sejam eles positivos ou negativos, é um desafio de pesquisa e um tema de relevância para a construção de mecanismos de governança e políticas públicas, de acordo com o cientista da computação Virgílio Almeida, que tomará posse no dia 25 de abril, às 14h30, como novo titular da Cátedra Oscar Sala. Ele assume no lugar de Lúcia Santaella. A cerimônia será transmitida ao vivo pela internet [clique aqui para se inscrever].

A cátedra é uma parceria do IEA com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) no âmbito de convênio entre a USP e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A finalidade desse posto de pesquisa é a análise e discussão de aspectos relacionados com a economia, a cultura e o poder das redes.

A cerimônia de posse terá abertura do coordenador acadêmico da cátedra, Eugênio Bucci, e falas do diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, do coordenador do CGI.br, José Gustavo Sampaio Gontijo, e de Lúcia Santaella, titular em 2021. A saudação ao novo catedrático será feita pelo secretário executivo do CGI.br, Hartmut Richard Glaser. Em seguida ao discurso de posse de Virgílio Almeida, haverá a manifestação do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Projeto

Durante sua titularidade (até março de 2023), Almeida trabalhará no projeto Interações Humano-Algoritmo.  Além do desafio que o tema representa, Almeida destaca outras duas motivações para o trabalho: a diversidade dos tipos de algoritmos em operação, com impacto cada vez maior na sociedade e nas atividades diárias dos cidadãos, e o fato de sua complexidade e dos sistemas integrados por eles estar aumentando rapidamente, com "novos modelos e gigantescas massas de dados tornando esses algoritmos e sistemas opacos, dificultando sobremaneira a compreensão de seu comportamento".

O novo catedrático ressalta que algoritmos e robôs têm sido usados de muitas maneiras socialmente benéficas. Exemplos disso são o seu uso para "antecipar necessidades de saúde, auxiliar o gerenciamento do tráfego em centros urbanos, otimizar o aporte de recursos escassos, facilitar decisões financeiras e aumentar a eficiência de serviços governamentais".

Por outro lado, "algoritmos projetados para filtrar, selecionar e exibir a grande quantidade de informações disponíveis online, combinados com a tendência das pessoas de buscar ambientes sociais similares, podem induzir vieses e grupos da sociedade, alimentando racismo, preconceitos e discriminação".

O caminho para que a sociedade tenha controle e governança sobre algoritmos e maquinas inteligentes, por meio do estabelecimento de normas e regramentos, passa pelo estudo e entendimento de seu comportamento na interação diária com os seres humanos, afirma o pesquisador

Tópicos

Para explorar num contexto multidisciplinar aspectos teóricos, técnicos, sociais, legais e institucionais relacionados com o comportamento das interações humano-algoritmo, Almeida estabeleceu os seguintes tópicos para a pesquisa:

  • natureza das interações humanas com algoritmos, robôs, dispositivos e máquinas inteligentes;
  • papel do design na construção de algoritmos e máquinas inteligentes (ex.: assistentes inteligentes como Alexa e chatbots);
  • comportamento de agentes não humanos: algoritmos, robôs, dispositivos e máquinas inteligentes (ex.: estudos empíricos e modelos teóricos);
  • comportamento humano nas relações com não humanos: individual e coletivo;
  • regulação e governança dos algoritmos e robôs;
  • impactos de algoritmos nos direitos humanos;
  • aspectos morais e legais das interações humano-máquina;
  • estudo de casos da realidade brasileira como parte do processo de pesquisa dos tópicos anteriores (ex.: impactos na área da saúde, efeitos da automação de processos no comércio e serviços etc.);

Atividades e resultados

A programação preliminar do projeto inclui conferências, seminários, formação de dois grupos de estudos e quatro mini-workshops. Já está prevista a realização em novembro de 2022 do seminário internacional Humano-Algoritmo e seus Impactos Sociais, Econômicos e Políticos em Países em Desenvolvimento. Segundo Almeida, será uma iniciativa com o propósito de inserir a cátedra no cenário internacional.

Os grupos de estudos interdisciplinares (e com a participação também de pesquisadores e estudantes de universidade de outros estados) serão estimulados a trabalhar com casos da realidade brasileira e a submeter artigos sobre os debates a periódicos e conferências qualificados. Além disso, os resultados dos trabalhos dos mini-workshops serão publicados pelo IEA como technical reports.


Posse de Virgílio Almeida como Titular da Cátedra Oscar Sala
25 de abril, 14h30
Evento público e gratuito (mediante inscrição previa - clique aqui), com transmissão ao vivo pela internet
Para mais informações, envie mensagem para catedraoscarsala@usp.br
Página do evento