Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA abre inscrições para candidatos a diretor e vice-diretor

IEA abre inscrições para candidatos a diretor e vice-diretor

por Mauro Bellesa - publicado 19/01/2016 10:15 - última modificação 27/01/2020 13:21

Portaria 2/16 do diretor do IEA regulamenta processo eleitoral para diretor e vice-diretor do Instituto.

A partir de 19 de janeiro, estão abertas as inscrições de chapas para a eleição dos novos diretor e vice-diretor do IEA. As inscrições encerram-se no dia 29 de janeiro, com a eleição ocorrendo no dia 18 de fevereiro. Podem se candidatar, articulados em chapas, todos os professores titulares e professores associados 3 da Universidade.

A regulamentação do processo eleitoral consta da Portaria 2/2016 do diretor do IEA, Martin Grossmann, publicada na edição de 19 de janeiro do "Diário Oficial do Estado de São Paulo".

Mudanças

Essa eleição é um marco na história do Instituto, pois será a primeira dentro dos novos critérios aprovados pelo Conselho Universitário. As novas normas instituíram mudanças profundas no processo eleitoral (leia mais sobre isso), valorizando a formulação de programas de gestão, a sintonia entre diretor e vice-diretor na sua execução e tornando o processo de escolha dos dirigentes do IEA mais democrático, com a criação de um Colégio Eleitoral amplo, que decidirá quem serão os eleitos de forma direta.

O Colégio Eleitoral será formado pelas seguintes categorias:

• atuais integrantes e ex-integrantes do Conselho Deliberativo do IEA;
  • presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto;
  • ex-diretores e ex-vice-diretores do IEA;
  • diretores das unidades de ensino e pesquisa da USP e representantes das respectivas congregações no Conselho Universitário.

Antes, os mandatos de diretor e vice-diretor não eram coincidentes e resultavam da escolha pelo reitor a partir de uma lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo do Instituto.

Para coordenar todo o processo, foi criada uma Comissão Eleitoral, que não cuidará apenas dos aspectos administrativos do pleito (inscrição, eleição e apuração), atuando também na sua divulgação, na identificação de potenciais candidatos e no incentivo para que se candidatem.

Os cinco membros da comissão são:

• João Steiner, astrofísico, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e ex-diretor do IEA;
  • Luiz Bevilacqua, engenheiro, professor emérito da Coppe-UFRJ, ex-reitor da UFABC e ex-presidente da Agência Espacial Brasileira;
  • Mayana Zatz, geneticista, professora do Instituto de Biociências (IB), onde coordena o Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL);
  • Regina P. Markus, farmacologista, professora do Instituto de Biociências (IB) e conselheira do IEA;
  • Sergio Adorno, sociólogo, diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV).

Projetos de gestão

A portaria que regulamenta a eleição sugere que os candidatos utilizem os seguintes documentos como subsídios para a elaboração dos programas de gestão:

Os docentes que estiverem exercendo as funções de diretor e vice-diretor de unidade e presidente e vice-presidente das comissões estatutárias (pesquisa; graduação; pós-graduação; cultura e extensão) deverão se afastar delas ao se inscreverem na disputa eleitoral do IEA.

Poderão se candidatar ou votar até mesmo os docentes que estiverem em férias ou que, afastado de suas funções (com ou sem prejuízo de vencimentos), estiverem prestando serviços em outro órgão da USP.

Inscrições

As chapas deverão se inscrever até as 17 horas do dia 29 de janeiro, apresentando no ato sua proposta de programa de gestão. As inscrições serão feitas por meio do preenchimento de formulário, que deve ser enviado para o e-mail iea@usp.br ou entregue na sede do Instituto (rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, sala 535, São Paulo).

Eleição

A eleição será realizada no dia 18 de fevereiro, das 9h  às 17h, por meio de sistema eletrônico de votação e apuração de votos. Os eleitores que quiserem votar (eletronicamente ou em cédula de papel) na sede do IEA deverão comparecer no mesmo horário. Todas as informações sobre o processo eleitoral estarão concentradas na página www.iea.usp.br/iea/eleicoes, inclusive propostas de programas de gestão apresentadas pelas chapas e vídeos com os candidatos (quando enviadas e produzidos pelos inscritos).