Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário analisa inter-relações de museus, contextos e comunidades locais

Seminário analisa inter-relações de museus, contextos e comunidades locais

por Mauro Bellesa - publicado 13/05/2022 13:15 - última modificação 13/05/2022 14:02

De 16 a 18 de maio, realiza-se o seminário online "Ecologia dos Saberes: Espaços Expositivos Participativos no Brasil", organizado pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do IEA e pelo projeto Barroco-Açu: A América Portuguesa na Geografia Artística do Sul Global (participante do Programa de Apoio a Jovens Pesquisadores da Fapesp).

Museu do Marajo
Em fevereiro, foi reinaugurado o Museu do Marajo, uma das instituições que serão discutidas no seminário
De 16 a 18 de maio, realiza-se o seminário online Ecologia dos Saberes: Espaços Expositivos Participativos no Brasil, voltado à reflexão sobre os aspectos históricos, teóricos e práticos da inter-relação de museus, contextos e comunidades locais na atualidade [programacão]. O público poderá acompanhar o encontro ao vivo pela internet.

De acordo com os organizadores, serão examinadas experiências de museografia interativa e participativa realizadas no país com o envolvimento das comunidades e dos saberes presentes nos diferentes territórios. Nesta perspectiva, serão consideradas as diversas possibilidades de integração entre o espaço arquitetônico e o design de exposições através da criação de cenários, uso de tecnologias da comunicação e interatividade, "estimulando o desenvolvimento de novas práticas compartilhadas de curadoria e de formação e gestão de acervos".

Participam como expositores: arquitetos, curadores, artistas, gestores culturais e pesquisadores da USP, Museu Paraense Emílio Goeldi, Museu Marajó, UFMG, Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, Acervo da Laje, Muquifu - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, Encontro de Flautas do Jequitinhonha, Universidade Católica de Louvaind (Bélgica), Museu Afro Brasil e Universidade Mogi das Cruzes.

O seminário é organizado pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do IEA e pelo projeto Barroco-Açu: A América Portuguesa na Geografia Artística do Sul Global (participante do Programa de Apoio a Jovens Pesquisadores da Fapesp).


Ecologia dos Saberes: Espaços Expositivos Participativos no Brasil
16 a 18 de maio, 9h
Evento online gratuito e aberto ao público (não requer inscrição) com transmissão ao vivo pela internet 
Página do evento