Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Interdisciplinaridade e inovação em universidades de excelência

Interdisciplinaridade e inovação em universidades de excelência

por Sylvia Miguel - publicado 27/04/2017 09:55 - última modificação 10/05/2017 12:18

Interação entre diferentes ramos do conhecimento e entre as mais diversas instituições buscam novas soluções e conceitos para os desafios do século XXI
House of Knowledge
A obra House of Knowledge, do artista espanhol Jaume Plensa (Foto Mira66/Flickr)

A pesquisa interdisciplinar vem apresentando um crescimento sem precedentes no mundo. Alguns indicadores mostram no Brasil um movimento na mesma direção, sendo que dentro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Área Interdisciplinar foi a que teve a maior taxa de crescimento nas últimas décadas. Também é aquela com o maior número de cursos reconhecidos pela instituição de fomento à pesquisa.

As abordagens inovadoras e interdisciplinares buscam atender à complexidade dos tempos atuais. “E cada vez mais se torna necessária a formação qualificada de recursos humanos e de produção de conhecimento interdisciplinar”, segundo o professor Arlindo Philippi Jr, diretor de Avaliação da Capes até 2016, pesquisador em ano sabático no IEA e um dos organizadores do Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência, que acontece no dia 15 de maio, na antiga Sala do Conselho Universitário.

Aberto ao público, com inscrição prévia e transmissão ao vivo on-line, o encontro acontece das 8h às 18h. Tem a organização das Pró-Reitorias de Pós-Graduação, de Pesquisa, de Graduação e de Cultura e Extensão Universitária da USP, com apoio da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e do IEA.

Para os organizadores, a expectativa é promover entendimentos e reflexão sobre teorias e práticas interdisciplinares, visando à ampliação do diálogo entre múltiplas áreas de conhecimento. Ao mesmo tempo, favorecer a renovação de práticas pedagógicas, científicas e profissionais que estimulem a inovação e contribuam para o desenvolvimento de universidades de excelência.

8h – 8h30

Credenciamento

8h30 – 9h

Arlindo Phillipi Jr (FSP-USP e IEA)