Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Renato Janine Ribeiro toma posse como ministro da Educação

Renato Janine Ribeiro toma posse como ministro da Educação

por Mauro Bellesa - publicado 06/04/2015 15:45 - última modificação 03/08/2015 11:15

O professor Renato Janine Ribeiro tomou posse como ministro da Educação no dia 6 de abril, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Posse de Renato Janine Ribeiro como ministro da Educação
Renato Janine Ribeiro assina o termo de posse como ministro da Educação ao lado da presidente Dilma Rousseff

Em cerimônia no Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 6 de abril, o professor Renato Janine Ribeiro, ex-conselheiro do IEA e coordenador do Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela do Instituto, tomou posse como ministro da Educação (assista ao discurso de posse).

Diversas autoridades e representantes da área educacional do país prestigiaram a posse, comandada pela presidente Dilma Rousseff. O IEA foi representado por seu diretor, Martin Grossmann, e pelo professor visitante Massimo Canevacci, que estiveram também na transmissão do cargo na sede do Ministério da Educação.

Relacionado

Experiências inovadoras

Para assessorá-lo no ministério em relação a experiências inovadoras na área da educação, Janine chamou outro membro do IEA, a socióloga Helena Singer, integrante do Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela.

Em entrevista ao jornalista Marcelo Leite publicada na edição desta segunda-feira, 6 de abril, no jornal "Folha de S.Paulo", Janine disse que convidou Helena "para alinhavar as experiências educacionais mais inovadoras que estão sendo feitas no Brasil e, a partir disso, abrir espaço para as mudanças de ensino, que não precisam ser já em grande escala". Segundo ele, serão testes, "para ver se funcionam em grande escala ou só em tamanho pequeno".

Helena é doutora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com especialização em sociologia de conflitos pela University of Pennsylvania, Estados Unidos, e pós-doutorado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Diversidade da Unicamp. Além de ser membro do Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela, coordenado por Janine, Helena era até o momento diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz. Foi também membro fundadora do Instituto de Educação Democrática Politeia e do Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública da USP. É autora de "República de Crianças: Sobre Experiências Escolares de Resistência" (2010) e "Discursos Desconcertados" (2003), entre outros livros e artigos sobre educação e direitos humanos publicados no Brasil e no exterior.

Foto: Roberto Stucker Filho/PR