Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Livro e seminário discutem o erotismo na obra de Mário de Andrade

Livro e seminário discutem o erotismo na obra de Mário de Andrade

por Mauro Bellesa - publicado 13/05/2022 08:45 - última modificação 13/05/2022 16:32

No dia 21 de maio, às 11h, na Biblioteca Mário de Andrade acontece o lançamento do livro "Seleta Erótica de Mário de Andrade". Nos dias 24 a 26 de maio, às 19, na mesma biblioteca, será realizada a série de seminários "Mário Eros de Andrade".

Capa do livro "Seleta Erótica de Mário de Andrade"Dois eventos em maio tratam do erotismo na obra de Mário Andrade (1893-1945),  ambos resultantes do trabalho desenvolvido por Eliane Robert Moraes, professora de literatura brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, durante sua participação no Programa Ano Sabático do IEA em 2021.

No dia 21, às 11h, na Biblioteca Mário de Andrade (rua da Consolação, 94, São Paulo), Eliane lança o livro “Seleta Erótica de Mário de Andrade” (Ubu Editora, 320 páginas, R$ 78). A obra é derivada de seu projeto “O Mangue: Erótica das Passagens, Poética das Margens”, desenvolvido no IEA.

Nos dias 24 a 26, sempre às 19h, na mesma biblioteca, acontecerá a série de seminários Mário Eros de Andrade, que terá como ponto de partida o livro organizado por Eliane.

Ela e o artista visual e poeta Jurandy Valença serão os expositores no lançamento, que terá apresentação poético-musical de Iara Rennó. Os seminários terão as mesas:

Os eventos são organizados pelo IEA e pela Biblioteca Mário de Andrade, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e da Ubu Editora.

Eliane Robert Moraes - 2022
A ensaísta Eliane Robert Moraes, professora sabática do IEA em 2021
Seleta

O livro “Seleta Erótica de Mário de Andrade” traz um ensaio da organizadora sobre o erotismo na obra do modernista, seguido de uma seleção de textos do autor que tematizam ou aludem ao sexo, abarcando toda a sua produção literária.

De acordo com Eliana, a obra de Mário de Andrade é atravessada por uma profunda inquietação em torno do sexo. “Pulsante e permanente, essa inquietação se traduz tanto na exploração do domínio erótico, de notável amplitude, quanto na incessante busca formal que o tema lhe impõe sem descanso.”

Na tentativa de reconhecer a silhueta de Eros nas tantas faces que o próprio escritor se atribuiu, sua produção literária se vale dos mais diversos recursos formais para dar conta de uma dimensão que parece escapar continuamente, afirma a ensaísta. “Daí que o sexo venha a ser alçado ao patamar das suas grandes interrogações, onde se oferece na obscura qualidade de incógnita”.

Foi a partir dessas constatações que Eliane concebeu “Seleta Erótica de Mário de Andrade”, composto de oito partes: “Artes de Brincar”, “O Corpo da Cidade”, “Coisas de Sarapantar”, “Presença da Dona Ausente”, “Imoralidades e Desmoralidades”, “Prazeres Indestinados”, “Brasileirismos, Safadagens e Porcarias” e “Confidências e Confissões: Alguma Correspondência”.

O trabalho de seleção buscou contemplar tanto a variedade de gêneros praticada por Mário de Andrade quanto as diversas fases de sua obra, sem negligenciar aspectos biográficos ou editoriais. Embora o volume tenha privilegiado os títulos mais representativos em termos de erotismo, com particular atenção aos textos canônicos, Eliana considerou pertinente a presentar exemplos da "obra imatura", ainda pouco conhecida, além de amostras da grande massa de manuscritos ainda não publicados.


Lançamento do livro "Seleta Erótica de Mário de Andrade"
21 de maio, 14h - Página do evento
Mário Eros de Andrade
24 a 26 de maio, 19h - Página do evento
Os dois eventos acontecem
Biblioteca Mário de Andrade, rua da Consolação, 94, São Paulo
São abertos ao público, gratuitos e não requerem inscrição

Foto: Renato Parada