Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Livros publicados pelo IEA integram a Biblioteca do Congresso Americano

Livros publicados pelo IEA integram a Biblioteca do Congresso Americano

por Matheus Nistal - publicado 29/03/2023 14:10 - última modificação 29/03/2023 15:20

As obras sobre a Amazônia, periferias paulistas e liberdade acadêmica agora estão na maior biblioteca do mundo

A Biblioteca do Congresso Americano, considerada a maior do mundo em acervo e espaço físico, adicionou ao seu catálogo virtual três publicações do IEA. Os livros “Amazônia: alternativas à devastação”, organizado por Wagner Ribeiro e Pedro Jacobi; “Periferias Insurgentes: ações culturais de jovens na periferia de São Paulo”, dos autores Dennis de Oliveira, Juliana Salles, Maíra Carvalho e Mariana de Souza; e “Liberdade acadêmica: aspectos jurídicos em perspectiva comparada”, organizado por Nina Ranieri e Angela Limongi Alves, já estão disponíveis no site da biblioteca.

Capa dos livros Biblioteca americanaLançada em 2021, a publicação sobre a Amazônia aborda as densas relações sociais locais que, de maneira singular, vivem sem afetar drasticamente seu sistema florestal. Também alerta sobre o risco de pensamentos coloniais na região, mesmo que revestido de intenções ambientalistas, e mostra a conexão entre a devastação ambiental e a violação dos direitos dos povos amazônicos.

“Periferias Insurgentes”, também de 2021, debruça-se sobre os projetos culturais financiados pelo programa Valorização das Iniciativas Culturais da Prefeitura Municipal de São Paulo. No livro, os autores observam que essas ações culturais demonstram as potencialidades dos territórios periféricos.

“Liberdade acadêmica: aspectos jurídicos em perspectiva comparada”, publicado em 2022, trata das múltiplas garantias asseguradas a educadores, educandos, cientistas e pesquisadores em diferentes países. O trabalho reúne estudos que oferecem elementos para ampliação e atualização do debate em torno da relação entre liberdade acadêmica, espaço público, educação e democracia.

Fundada há mais de dois séculos, a Biblioteca do Congresso Americano tem um acervo de mais de 170 milhões de itens. É uma das únicas bibliotecas a ter uma cópia da Bíblia de Gutemberg, que marca o início da produção em massa de livros no ocidente. Atualmente, conta com 90 publicações do IEA em seu catálogo, dentre elas alguns números impressos da Coleção Documentos e do Informativo IEA, ambos descontinuados.


registrado em: , , ,