Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Especialista tratará de manufatura avançada em encontro no IEA

Especialista tratará de manufatura avançada em encontro no IEA

por Fernanda Rezende - publicado 08/04/2016 11:55 - última modificação 11/04/2016 10:44

Jefferson Gomes, do Senai e do ITA, estará no IEA no dia 15 de abril, às 14h30, para falar sobre a indústria 4.0, na qual as máquinas tomam decisões relacionadas à produção.
Jefferson Gomes
Jefferson Gomes, do SENAI-SC e ITA

Um dos principais especialistas do Brasil em manufatura avançada estará na Sala de Eventos do IEA no dia 15 de abril, das 14h30 às 17h, para falar sobre o tema. No seminário Manufatura Avançada, Jefferson Gomes, diretor regional do Serviço Nacional da Indústria (Senai) de Santa Catarina e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), irá tratar dos impactos da indústria avançada sobre os recursos humanos, da combinação tecnológica, do desenvolvimento da cadeia de suprimentos e dos aspectos de regulação e infraestrutura necessários para o segmento.

O encontro é organizado pelo Observatório de Inovação e Competitividade (OIC) do IEA e terá moderação de Glauco Arbix, membro do OIC, ex-presidente da Finep e professor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFLCH) da USP.

A manufatura avançada, ou indústria 4.0, está relacionada ao que vem sendo chamado de 4ª Revolução Industrial, que tem o objetivo de criar fábricas inteligentes baseadas na Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), big data, sistemas cyber-físicos, entre outros.

“É a fase em que as máquinas, baseadas em sistemas cyber-físicos, começam a tomar decisões de quando ligar, desligar ou de quando acelerar ou reduzir a produção no ambiente da manufatura”, explicou Gomes em entrevista ao portal da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) em fevereiro deste ano. Leia a íntegra aqui.

Segundo ele, no Brasil o setor que está mais adiantado na indústria 4.0 é o automotivo, mas há espaço para sua utilização no agrobusiness, dentre outros setores. “O controle de plantações com um grande número de drones, por exemplo, pode trazer uma série de vantagens”, afirma.

Foto: Divulgação/SENAI-SC


Manufatura Avançada
15 de abril, das 14h30 às 17h
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, sem inscrição
Transmissão ao vivo pela internet
Informações: Sandra Sedini (11) 3091-1678 e sedini@usp.br 
Página do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/manufatura-avancada