Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Marina Week recebe inscrições de expositores e abre agendamentos para visitas de escolas

por Beatriz Herminio - publicado 13/04/2022 15:15 - última modificação 26/08/2022 10:13

Semana do Mar de São Paulo abordará o uso sustentável do ambiente marinho com atividades educativas, oficinas e exposições para jovens e adolescentes

A Marina Week 2022, ou Semana do Mar de São Paulo, acontece do dia 1 a 5 de junho no Memorial da América Latina. O objetivo do evento é abordar o uso sustentável do meio ambiente marinho e a formação de uma cultura oceânica na sociedade (ocean literacy), em especial entre jovens e adolescentes.

Marina weekA programação da semana inclui o espaço "Cais do Porto", que contém atividades de interação com as principais ONGs de conservação marinha do país e oficinas sobre temas como lixo nos mares, como fazer nós, contação de histórias, exposições e outros. O espaço estará aberto para visitação de escolas (leia abaixo sobre como agendar) e do público geral. Organizações e pessoas de diversas áreas que desenvolvam trabalhos relacionados à temática dos oceanos podem se inscrever para apresentar seus projetos.

O evento é realizado no contexto da Década do Oceano das Nações Unidas, que compreende os anos entre 2021 e 2030. Neste período, propõe-se um esforço conjunto de todas as nações para reverter a condição crítica do oceano e garantir um futuro com um mar mais limpo, seguro, saudável e produtivo. A Marina Week é uma parceria da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados da USP, com a revista Scientific American Brasil.

Agendamentos e inscrições

• Escolas

Escolas que desejem visitar a Marina Week com seus alunos devem realizar agendamento através deste formulário. Durante a semana, o evento acontecerá na quarta (01/06), quinta (02/06) e sexta-feira (03/06), das 9h às 18h.

• Participantes

Interessados em se apresentar no evento devem inscrever suas propostas neste formulário até o dia 15 de abril, descrevendo o objeto do trabalho e o que gostaria de expor na Marina Week. A programação completa será divulgada no dia 30 deste mês. A participação é gratuita, mas os inscritos que tiverem suas propostas selecionadas deverão arcar com os próprios custos de produção (transporte, alimentação, pessoal e demais despesas).

Para mais esclarecimentos, enviar e-mail para catedraoceanos@usp.br.