Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ministro da Educação participará da Intercontinental Academia

Ministro da Educação participará da Intercontinental Academia

por Fernanda Rezende - publicado 10/04/2015 16:35 - última modificação 12/02/2016 11:35

Renato Janine Ribeiro fará conferência no dia 24 de abril sobre o futuro da universidade.

Relacionado

Renato Janine Ribeiro toma posse como ministro da Educação

Renato Janine Ribeiro é o terceiro integrante do IEA a assumir cargo no governo federal em 2015

Renato Janine RibeiroComeça no dia 17 de abril o primeiro encontro de imersão da Intercontinental Academia (ICA). Além das atividades anteriormente previstas, a programação agora inclui, na manhã do dia 24, um workshop sobre a universidade do futuro com Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação e membro do comitê científico do IEA para a ICA. Ele também participará da abertura do evento, ao lado do reitor da USP Marco Antônio Zago, do pró-reitor de pesquisa da USP José E. Krieger, do presidente do CNPq Hernan Chaimovich, e do diretor do IEA Martin Grossmann.

Tanto os encontros com Janine como as outras atividades científicas da ICA – como roteiros científico-culturais, conferências, debates etc. – serão abertos apenas para convidados. Haverá, no entanto, transmissão ao vivo pela internet das conferências.

O público poderá participar presencialmente, com inscrição prévia, apenas do debate com reitores sobre o futuro da universidade, que também acontecerá no dia 24 de abril às 15 horas, na sala do Conselho Universitário da USP. As conferências serão em inglês, mas haverá tradução simultânea para este evento.

Para saber mais sobre a ICA, visite o site: http://intercontinental-academia.ubias.net/

Veja abaixo a programação detalhada.

Programação ICA

17 de abril

19h - Coquetel e abertura (para participantes da ICA e pessoas convidadas)

com ministro Renato Janine Ribeiro (Educação), José E. Krieger (Pró-Reitor de Pesquisa da USP), Hernan Chaimovich (CNPq), Martin Grossmann (IEA-USP)

Local: Faculdade de Medicina da USP

18 de abril

8h30 – Roteiro científico-cultural: A USP e a São Paulo modernista

com Martin Grossmann, Paulo Saldiva e Hugo Segawa

Itinerário: Parque da Independência (Museu Paulista e Museu de Zoologia) > Parque Dom Pedro II > Palácio das Indústrias > Praça da República > Teatro Municipal > Copam >  Centro Universitário Maria Antonia, com audição musical coordenada pelo prof. Eduardo Monteiro > Escola de Arquitetura e Urbanismo (FAU Maranhão) > Faculdade de Medicina > Avenida Paulista > Avenida 23 de Maio > Museu de Arte Contemporânea (Parque Ibirapuera), performance do grupo NuSom, coordenada pelo Prof Fernando Iazzetta.

19 de abril

8h30 – Roteiro científico-cultural “Centralidades ↔ Periferias” (parte 1)

com Ana Lydia Sawaya, Fernando Aith, Sylvia Dantas e Suzana Pasternak

Itinerário: centro da cidade/Pateo do Collegio/Faculdade de Direito da USP > Praça Kantuta (bairro Canindé) > bairro Pacaembu > bairro Vila Medeiros.

12h – Almoço no restaurante Mocotó

com Rodrigo de Oliveira

14h – Roteiro científico-cultural “Centralidades ↔ Periferias” (parte 2)

com Ana Lydia Sawaya, Fernando Aith, Sylvia Dantas e Suzana Pasternak