Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Exposição inaugural do Masp será tema de encontro da Cátedra Olavo Setubal

Exposição inaugural do Masp será tema de encontro da Cátedra Olavo Setubal

por Vinícius Sayão - publicado 30/10/2017 15:55 - última modificação 31/10/2017 16:06

"A Mão do Povo Brasileiro" foi a primeira exposição do então novo prédio do Masp, na Avenida Paulista. A mostra será comentada pela historiadora de arte e ex-curadora do Museu de Arte Moderna, Ana Belluzzo

A Mão do povo brasileiro
"A Mão do Povo Brasileiro", exposição inaugural do Masp, remontada em 2016 no museu

Em 1968, dezenove anos depois da sua criação, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Masp, se transferiu para sua mais conhecida e atual sede, no centro da Avenida Paulista. Cerca de mil objetos que representavam a rica cultura material brasileira fizeram parte da exposição A Mão do Povo Brasileiro. A mostra inaugural da icônica casa do Masp será comentada pela historiadora de arte e ex-curadora do Museu de Arte de Moderna (MAM), Ana Maria Belluzzo, no dia 7 de novembro, às 14h30, na Sala de Eventos do IEA. Neste mesmo dia, outro convidado a expor suas experiências é o filósofo Nelson Brissac, que falará sobre sua trajetória como dirigente cultural. O evento terá transmissão ao vivo pela internet

A exposição original, produzida pela arquiteta e designer Lina Bo Bardi com o então diretor do museu, Pietro Maria Bardi, o cineasta Glauber Rocha e o diretor de teatro Martim Gonçalves, expôs mais de mil objetos criados no contexto popular, que mostravam a história e cultura brasileiras, incluindo, entre outras coisas, votos antigos, roupas, móveis, instrumentos musicais, objetos religiosos, pinturas e esculturas.

No dia 1º de setembro do ano passado, o Masp inaugurou a remontagem de A Mão do Povo Brasileiro, do diretor artístico Adriano Pedrosa e dos curadores Tomás Toledo e Julieta González, que conta com objetos produzidos por artistas do povo e tenta reproduzir a original.

Os conferencistas

Ana Belluzzo - Perfil
Ana Belluzo

Ana Belluzzo é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e do Comitê Brasileiro de História da Arte, além integrar o Conselho de Orientação Artística da Pinacoteca. É doutora e livre-docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde atualmente colabora no curso de pós-graduação da faculdade.

Brissac é o criador e curador do Arte/Cidade, um projeto de intervenções urbanas que nasceu em 1994. Inicialmente voltado para São Paulo, o Arte/Cidade tem atuado mais recentemente em localidades “fora do eixo” nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, além da Alemanha.  Em São Paulo, Brissac organizou e foi curador de intervenções urbanas no antigo Matadouro da Vila Mariana, no ramal ferroviário da Zona Oeste, e em edifícios da região central.

Relacionado

Todas as notícias da Cátedra

Programação do Ciclo

Ciclo

O evento integra a programação do Ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão", realizado pela Cátedra. Dividido em quatro etapas, o ciclo pretende fornecer um panorama crítico, atual e histórico da formação de uma estrutura cultural na cidade de São Paulo, pelo ponto de vista da gestão cultural em instituições. Os eventos terão como foco:

1) As relações entre arte, cultura e política;

2) O perfil de instituições culturais que fazem diferença na estrutura cultural de uma cidade como São Paulo;

3) A contribuição de certos gestores culturais na consolidação de um campo cultural no Brasil e em São Paulo;

4) O papel das exposições na representação cultural de um Brasil contemporâneo.

“A programação pretende oferecer um amplo e crítico panorama da situação da cultura no Brasil pelo viés da gestão cultural em instituições e organismos de representação cultural”, explica Martin Grossmann, coordenador acadêmico da Cátedra. Segundo ele, isso será feito por meio de uma dinâmica discursiva e reflexiva em interação direta com importantes equipamentos culturais da cidade e seus principais agentes.

A Cátedra Olavo Setúbal é resultado de uma pareceria entre o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Itaú Cultural. Foi iniciada em 2016 e este ano tem como titular o arquiteto Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake.

Foto 1: Divulgação Masp | Foto 2: Jornal da USP

Exposições 3: "A Mão do Povo Brasileiro" (MASP, 1969) & Dirigentes Culturais: Nelson Brissac

7 de novembro, 14h30
Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo