Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Muniz Sodré assume Cátedra Otavio Frias Filho dia 22 de setembro

Muniz Sodré assume Cátedra Otavio Frias Filho dia 22 de setembro

por Mauro Bellesa - publicado 14/09/2021 10:05 - última modificação 17/09/2021 15:38

Será no dia 22 de setembro, às 16h30, a cerimônia de posse do sociólogo Muniz Sodré como primeiro titular da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade.

Muniz Sodré na UFBA - 2021
Muniz Sodré, o pesquisador de comunicação mais citado do país

Será no dia 22 de setembro (nova data), às 16h30, a cerimônia de posse do sociólogo Muniz Sodré como primeiro titular da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, com transmissão ao vivo pela internet [veja o formulário para inscrição prévia].

Além do discurso de posse de Sodré, a solenidade terá falas do coordenador acadêmico da cátedra, André Chaves de Melo Silva, do diretor do Instituto de Estudos Avançados, Guilherme Ary Plonski, do publisher da Folha de S.Paulo, Luiz Frias (irmão de Otavio Frias Filho), do titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, Naomar de Almeida Filho, que saudará Sodré, e do reitor da USP, Vahan Agopyan.

Relacionado

Grupo de pesquisa

Professor emérito e um dos fundadores da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, Sodré graduou-se em direito na Universidade Federal da Bahia UFBA). Tornou-se mestre em sociologia da informação e comunicação pela Universidade Sorbonne, França, e doutor em letras pela UFRJ, onde também obteve o título de livre-docente em comunicação. Fez sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade Sorbonne e atuou como pesquisador colaborador na Universidade de Tampere, Finlândia.

Sodré trabalhou como tradutor no governo da Bahia e depois como jornalista no Jornal do Brasil e na revista Manchete. Deixou o jornalismo em 1974 para se dedicar à carreira acadêmica. Dirigiu a TV Educativa e foi presidente da Biblioteca Nacional.

Grupo de pesquisa

Até as 18h do dia 16 de setembro, a cátedra está recebendo inscrições (por formulário online) de pesquisadores que queiram integrar grupo de pesquisa voltado à geração e disseminação de conhecimento sobre comunicação, democracia e diversidade. Coordenado por Sodré, o grupo pesquisará o tema “Ser Brasileiro Hoje: Diversidade e Democracia”.

Podem se candidatar graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-doutorandos de instituições universitárias brasileiras. Os 50 selecionados (total que poderá ser revisto pelo Comitê de Governança da cátedra) serão comunicados por email no dia 17 de setembro. Deverão se comprometer a participar, de maneira voluntária, das atividades do ciclo de conferências (e eventuais reuniões/encontros) a ser realizado de 20/09/2021 a 19/09/2022. Com exceção da conferência de posse de Sodré, no dia 20 de setembro, às 15h, as demais conferências ocorrerão a cada mês sempre às quintas-feiras, no período da tarde, em datas ainda a serem confirmadas.

Os integrantes do grupo de pesquisa poderão submeter artigos para publicação em obra coletiva, relacionada ao tema do ciclo . Os detalhes editoriais e os prazos referentes às etapas de elaboração dos artigos serão divulgados oportunamente.

Sediada no IEA, a cátedra é fruto de convênio entre a USP e a Folha de S.Paulo firmado neste ano de centenário do jornal. O objetivo desse posto de pesquisa é promover pesquisas e disseminar conhecimento sobre o papel da comunicação para a manutenção e o constante fortalecimento da democracia, incluindo os direitos das minorias e contra os diferentes tipos de discriminação.

Posse de Muniz Sodré como titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade
22 de setembro, 16h30
Evento online público e gratuito com transmissão ao vivo pela internet e inscrição prévia
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678