Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Encontro inaugura Casa da Escrevivência Conceição Evaristo

Encontro inaugura Casa da Escrevivência Conceição Evaristo

por Mauro Bellesa - publicado 21/07/2023 11:05 - última modificação 05/08/2023 12:18

Conceição Evaristo - 2023

Será inaugurada nesta quinta-feira, 20, às 17h, a sede provisória da Casa da Escrevivência Conceição Evaristo, no Beco João Inácio, 4, Saúde (Largo da Prainha), na cidade do Rio de Janeiro. A instituição foi criada pela própria escritora e educadora Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, que autografará seus livros no evento.

As atividades de inauguração do espaço começaram ontem, 18, com a live Histórias Que Meus Livros não Contam, na qual Conceição apresentou a Casa da Escrevivência em conversa com a jornalista Flávia Oliveira.

Hoje, 19, às 18h30, na Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro), acontece o encontro As Escrevivências Que Nos Aproximam, com a participação de Conceição, Jurema Werneck e Erica Malunguinho e mediação de Fernanda Felisberto. Em seguida, haverá sessão de autógrafos com dez escritoras negras e pocket show da cantora e compositora Marina Íris.

A instalação da Casa da Escrevivência era um sonho antigo de Conceição, que desejava colocar sua biblioteca e documentos à disposição de professores de escolas públicas, pesquisadores e artistas para estudos e trabalhos voltados a questões da coletividade.

O nome do espaço cultural refere-se ao conceito criado pela escritora para referir-se à produção literária baseada nas experiências de vida de seus autores, em especial das escritoras negras brasileiras.