Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Pesquisadores do IEA participam de audiência no Senado sobre aquecimento global

Pesquisadores do IEA participam de audiência no Senado sobre aquecimento global

por Nelson Niero Neto - publicado 31/05/2019 15:20 - última modificação 04/06/2019 08:38

Carlos Nobre
O climatologista Carlos Nobre

Três pesquisadores do IEA participaram, no dia 30 de maio, de uma audiência pública no Senado Federal sobre a influência do homem nas mudanças climáticas que caracterizam o aquecimento global: o climatologista Carlos Nobre, o astrogeofísico Luiz Gylvan Meira e o físico Paulo Artaxo. Nobre é pesquisador colaborador do IEA, enquanto Gylvan Meira e Artaxo são integrantes do Grupo de Estudos Meio Ambiente e Sociedade. Também participaram do debate o biólogo e ecólogo Gustavo Luedemann e a geobotânica e bióloga Mercedes Bustamante.

Organizado pelas comissões de Relações Exteriores (CRE) e de Meio Ambiente (CMA), a conversa reforçou as conclusões do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). Em suas pesquisas, a organização relacionou diretamente o aumento das emissões de dióxido de carbono pelo homem com o aceleramento do aquecimento global. Os cinco especialistas convidados concordam com esta tese, predominante na comunidade científica internacional.

Luiz Gylvan Meira Filho
O astrogeofísico Luiz Gylvan Meira

Gylvan foi um grande colaborador do IPCC, sendo vice-presidente entre 1996 a 2002. Também presidiu a Agência Espacial Brasileira. Nobre e Artaxo participaram da equipe que preparou o Quarto Relatório do Painel, projeto que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Ambos são membros da Academia Brasileira de Ciências.

O debate foi um contraponto a outra audiência, realizada no dia 28, em que opositores desta ideia apresentaram seus argumentos. O climatologista Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e o geógrafo Ricardo Felício, da USP, defendem que as atividades humanas não são as principais responsáveis pelo aumento da temperatura média verificada no planeta nos anos recentes.

Confira a apresentação Os Riscos das Mudanças Climáticas para o Brasil, de Carlos Nobre.

 

Fotos: Leonor Calasans/IEA-USP