Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Colóquio sobre questões ambientais nas eleições tem chamada aberta para exposição de trabalhos

Colóquio sobre questões ambientais nas eleições tem chamada aberta para exposição de trabalhos

por Beatriz Herminio - publicado 01/02/2022 14:35 - última modificação 01/02/2022 14:46

Chamada para Colóquio questões ambientais
Políticas ambientais de governo Bolsonaro serão debatidas em colóquio que acontece em setembro de 2022

O Pólo Brasil do Institut des Amériques (IdA) abre chamada de trabalhos para colóquio a ser realizado nos dias 15 e 16 de setembro sobre o tema "Questões ambientais nas próximas eleições presidenciais no Brasil: avaliações e perspectivas".

O evento acontece das 13h45 às 18h30 (CET), em formato online, para permitir a participação do público e dos palestrantes brasileiros, e presencial, no Campus Condorcet (Aubervilliers, França). A organização é parceria do IdA com o Centre de Recherche et de Documentation sur des Amériques (CREDA) e a Associação de Pesquisa sobre o Brasil na Europa (ARBRE).

Pesquisadores interessados em contribuir com a discussão poderão enviar suas propostas até 14 de fevereiro de 2022, acompanhadas de um resumo em português ou em francês, para jebresil2022@gmail.com.

O resumo deve ter no máximo 600 palavras e conter título, assunto, metodologia, principais resultados, palavras-chave e referências bibliográficas. As apresentações deverão ter entre 15 e 20 minutos.

Os autores precisam indicar afiliação institucional e disciplina e fornecer uma biografia de no máximo 10 linhas destacando sua experiência. Além disso, terão que comunicar se poderão financiar sua participação nas datas indicadas. A prioridade para frequentar o campus será para os pesquisadores residentes na Europa.

O comitê organizador indicará os resumos selecionados em meados de março e os proponentes terão até maio de 2022 para fornecer a última versão de seu trabalho, que aparecerá no programa do evento.

Sobre o tema

O Colóquio propõe abrir a discussão entre pesquisadores de diversas disciplinas com análises do mandato do presidente Jair Bolsonaro e dos efeitos de sua atuação sobre questões ambientais. As contribuições poderão enfatizar as dinâmicas sociais e políticas em jogo, como as relações de poder, estratégias, conflitos e resistências ou, ainda, uma análise com perspectiva histórica ampla.

Os trabalhos buscarão identificar continuidades e rupturas, avanços e retrocessos e desafios em vários contextos e escalas, além de novas perspectivas ambientais colocadas pela eleição presidencial marcada para outubro deste ano.

Os organizadores buscam propostas baseadas em análise de dados; pesquisas de campo ou no estudo de estruturas institucionais, de políticas públicas ou de atividade legislativa e judicial.

Como exemplo, as contribuições podem abordar os seguintes temas:

  • Questões climáticas e engajamento brasileiro

  • Lobby e defesa das pastas da agricultura e do meio ambiente

  • Desmantelamento de políticas ambientais (ou tentativas de desmonte)

  • Meio ambiente, mobilização da sociedade civil e movimentos sociais

  • Produção, uso e difusão de dados ambientais

  • Relações entre o Estado federal e entes federativos na gestão ambiental

  • Meio ambiente, relações internacionais e comércio

  • O meio ambiente durante a crise de Covid-19

  • Questões ambientais na nova campanha presidencial