Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Em novo livro, Zé Pedro Costa traça um panorama histórico das florestas brasileiras

por Beatriz Herminio - publicado 02/08/2022 15:25 - última modificação 05/08/2022 11:40

Capa do livro - Uma História das florestas brasileirasUma história das florestas brasileiras apresenta um panorama das etapas da ocupação do território brasileiro a partir da derrubada de sua vegetação original. Em pré-venda, o livro de autoria de Zé Pedro de Oliveira Costa, vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação, é publicado pela editora Autêntica e estará disponível a partir de 19 de agosto.

A expansão econômica do Brasil se deve, principalmente, à exploração de recursos naturais. Neste livro, Zé Pedro aborda desde a derrubada das matas litorâneas para a implantação dos canaviais, no século 16, até a acelerada destruição da floresta amazônica no século 20, chegando à "fúria destrutiva crescente" do século 21.

O autor busca analisar algumas questões como, por exemplo, se o suposto desenvolvimento imposto desde a colonização tem trazido vantagens econômicas e sociais para a maioria da população no longo prazo e, ainda, a quem cabe impedir que a ocupação do território seja feita de forma cada vez mais agressiva ao meio ambiente.

Ao mesmo tempo que aponta caminhos para um futuro ecologicamente promissor – no qual intervenções à natureza serão realizadas "com respeito aos indígenas, à fauna, à flora e às comunidades tradicionais que habitam, trabalham e vivem das matas" –, o autor alerta sobre as consequências da devastação, as quais serão irreversíveis se não houver ações imediatas de preservação.

A obra traz depoimentos de Drauzio Varella, Fernando Gabeira, Sonia Braga e Fabio Feldmann. Com capa assinada por Sebastião Salgado, tem mais três fotos de sua autoria que ilustram desde o dia a dia dos povos indígenas à exuberância das matas brasileiras.

O autor

Zé Pedro é professor aposentado da Universidade de São Paulo, foi o primeiro secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e, por duas vezes, secretário nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente. No IEA, é vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectivas e integra o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade.

É graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1968), mestre em planejamento ambiental pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, EUA (1979), e doutor em arquitetura e urbanismo pela USP (1987). Escreveu "Aiuruoca" (Edusp), "Circumscapes & Promenades" (UCB) e "Desenhos Musicados" (Massao Ohno), entre outros livros e artigos.