Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Flávio Ulhoa Coelho, em sabático no IEA, lança o romance "Pigarreios"

Flávio Ulhoa Coelho, em sabático no IEA, lança o romance "Pigarreios"

por Fernanda Rezende - publicado 02/03/2017 15:20 - última modificação 02/03/2017 16:19

Capa Livro PigarreiosFlávio Ulhoa Coelho, matemático que integra a primeira turma de professores da USP em Ano Sabático no IEA, lançará o romance "Pigarreios" (editora Chiado) no dia 8 de março, na Livraria Cultura do Shopping Vila Lobos, a partir das 19h. Este é o sexto livro de Coelho, que já publicou quatro coletâneas de contos e um voltado ao público infanto-juvenil.

Em Pigarreios, o autor promove uma desconstrução narrativa e permite possíveis leituras sobre um mesmo fato. Coelho explora versões diferentes de fatos corriqueiros, dependendo dos olhares dos personagens ou mesmo dos próprios narradores.

Pausa para reflexão do escritor sobre qual caminho escolher para prosseguir sua narrativa e, ao mesmo tempo, a reflexão que permite ao leitor adaptar o que se lê ao seu universo particular, um pigarreio surge no livro quando o narrador escolhe sua versão predileta de uma história para contar na varanda da praia na passagem do ano, no relacionamento de uma personagem e seu terapeuta, nas lembranças que permanecerão esquecidas apesar dos esforços. Aparece na conversa aparentemente sincera entre duas amigas, na expectativa decidida do velho Silvio, no convívio semanal da família, na voz dos invejosos, na disposição das cadeiras na mesa de jantar da casa de praia.

O autor

Flavio Ulhoa Coelho - PerfilCoelho é professor titular Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, do qual já foi diretor e onde se tornou bacharel, mestre e livre-docente. No IEA, ele trabalha desde o início de 2016 e até março deste ano no projeto "História do Pensamento Algébrico e seus Desdobramentos Didáticos", no âmbito do programa Ano Sabático.

Além de livros didáticos de matemática, ele publicou os volumes de contos “Contos que Conto” (1991), “Ledos Enganos, Meras Referências” (1996), “Gambiarra e Outros Paliativos Emocionais” (2007) e “Contos&Vinténs” (2012), a novela “Pigarreios” (2016) e o livro infanto-juvenil “A turma do Costa e o desafio de Xadrez” (2014).