Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Pesquisa liderada por Jorge Hallak recebe Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde 2021

Pesquisa liderada por Jorge Hallak recebe Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde 2021

por Fernanda Rezende - publicado 16/12/2021 17:55 - última modificação 16/12/2021 17:57

Jorge Hallak - PerfilUm estudo liderado por Jorge Hallak, pesquisador do IEA, foi um dos vencedores do Prêmio Dasa de Inovação Médica com Veja Saúde 2021, que teve o resultado divulgado no dia 15 de dezembro. A iniciativa premia ideias, ações e experiências concebidas por brasileiros consideradas disruptivas e capazes de mudar os caminhos da ciência e os cuidados com a saúde.

O trabalho de Hallak, intitulado “Efeitos do coronavírus na saúde reprodutiva e sexual dos homens”, recebeu o troféu na categoria Inovação em Prevenção e Promoção à Saúde. Nele, o andrologista e outros pesquisadores (entre eles Paulo Saldiva, ex-diretor do IEA) demonstraram que o Sars-CoV-2 consegue chegar aos testículos e agredir tanto as células precursoras de espermatozoides quanto as produtoras de testosterona e os vasinhos que irrigam a região, independentemente da gravidade da doença.

Para entrar nas células, o vírus se liga a uma enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), abundante tanto nos testículos quanto nos pulmões. Ali, pode provocar sequelas que comprometem a produção de testosterona e espermatozoides.

Por isso, alerta Hallak, homens que tiveram a infecção devem realizar avaliações no sistema reprodutivo por pelo menos dois anos após a doença. A descoberta também deve estar no radar daqueles que buscarão descobrir as causas de infertilidade no pós-pandemia, já que indivíduos mais novos e adolescentes podem ser infectados sem saber.

 


Nome original do trabalho: Efeitos reprodutivos e sexuais da infecção pelo Sars-CoV-2 em pacientes do sexo masculino com Covid-19: novas descobertas e consequências futuras
Autores: Jorge Hallak, Paulo Hilario Nascimento Saldiva, Esper Georges Kallas, Marisa Dolhnikoff, Amaro Nunes Duarte Neto, Elia Tamaso Espin Garcia Caldini, Thiago Afonso Teixeira, Felipe Saraiva Bernardes, Felipe Carneiro e Heloisa Faquineti.
Instituições: Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Instituto e Centro Androscience – Centro de Ciência e Inovação em Andrologia, Divisão de Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da FMUSP e Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP).
registrado em: , ,