Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Livros de 4 pesquisadores do IEA estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2023

Livros de 4 pesquisadores do IEA estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2023

por Mauro Bellesa - publicado 13/11/2023 13:45 - última modificação 13/11/2023 14:18

Logo do Prêmio Jabuti 65A 65ª edição do Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, conta com livros de quatro pesquisadores do IEA entre os dez finalistas de quatro categorias em 2023. Dois concorrem nas categorias Conto e Crônica, do Eixo Literatura; um na categoria Ciência, do Eixo Não Ficção; e um na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, do Eixo Inovação.

Considerado a mais prestigiosa distinção do mercado editorial brasileiro, o Jabuti é outorgado anualmente de forma ininterrupta desde sua criação em 1958.

No dia 21 de novembro serão divulgados os cinco finalistas de cada categoria e os escolhidos pelos jurados em primeiro lugar receberão o prêmio em cerimônia (para convidados) no dia 5 de dezembro, às 20h, no Theatro Municipal de São Paulo.

Capa da edição eslovaca de "Beco da Memória", de Conceição Evaristo

Tradução

Originalmente publicado em 2006 pela Editora Pallas, "Becos da Memória", da escritora e educadora Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, concorre na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior com sua tradução para o eslovaco lançada pelo Instituto Português [Portugalský Inštitút], na Eslováquia, em 2022. Lá ele recebeu o título "Caminhos da Memória" ["Uličky Pamäti"].

Baseado no cotidiano da favela Pindura Saia, onde Evaristo vivou na infância e parte da juventude, o romance "Becos da Memória" foi escrito nos anos 80, mas só foi publicado, em 2006, depois de seu livro de estreia "Ponciá Vicêncio" ser lançado em 2003.

A obra é considerada é um dos mais importantes romances memorialistas da literatura contemporânea brasileira. Evaristo traduz, a partir de seus muitos personagens, a complexidade humana e os sentimentos profundos dos que enfrentam cotidianamente o desamparo, o preconceito, a fome e a miséria, dos que a cada dia têm a vida por um fio. "Sem perder o lirismo e a delicadeza, a autora discute, como poucos, questões profundas da sociedade brasileira", afirmam os editores.

Titular da Cátedra Olavo Setubal de agosto de 2022 a dezembro de 2023, Evaristo é autora de romances, poesia, contos e ensaios. Graduou-se em letras na UFRJ e obteve os títulos de mestre em literatura brasileira pela PUC-RJ e doutora em literatura comparada pela UFF. Ela define seu trabalho como "escrevivência”, isto é, produção literária derivada de sua vida e das memórias e cotidiano dos afrodescendentes no Brasil. Sua obra é considerada uma referência na luta contra o racismo e o machismo no país.

Capa do livro "Planta Oração", de Calila das Mercês

Contos

Também vinculada à Cátedra Olavo Setubal, como pós-doutoranda, Calila das Mercês é a autora do livro "Planta Oração", publicado no ano passado pela editora Nós. A obra é finalista do Jabuti na categoria Conto.

De acordo com os editores, "Planta Oração" é um livro-poema-conto que faz a junção da oralidade com a ancestralidade. "São as aberturas dos contos, criadas a partir de um som ritmado, que nos lembram de mantras ou ladainhas e vão se apresentando em repetições, que acolhem o ouvido e nos preparam para um novo conto-oração. Cada texto forma um galho desse tronco-texto carregado de memórias-palavras da autora."

Das Mercês é doutora em literatura pela Universidade de Brasília, mestre em estudos literários pela Universidade de Feira de Santana e graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com estudos na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança em Portugal (2009/2010) e certificação em Estudos Afro-Latino-Americanos pela Universidade Harvard.  Além de "Planta oração", publicou "Notas de um Interior Circundante e outros Afetos" (2019). Na Cátedra Olavo Setubal, ela atua como supervisora do Círculo-Escrevivência e do Grupo de Estudos em Escrevivência, sob a coordenação de Evaristo.

Capa do livro "Uma História das Florestas Brasileiras"

Ciência ambientais

Com depoimentos de Drauzio Varella, Fernando Gabeira, Sonia Braga e Fabio Feldmann, "Uma História das Floresta Brasileiras", de Zé Pedro de Oliveira Costa, disputa o Jabuti na categoria Ciência. A obra é ilustrada com fotos de Sebastião Salgado, entre as quais a que ilustra a capa, traz um panorama detalhado sobre as diferentes etapas da ocupação do território brasileiro a partir da derrubada de sua vegetação original.

No livro, Zé Pedro, como é mais conhecido, alerta sobre as consequências da devastação ao mesmo tempo que aponta caminhos para um futuro ecologicamente promissor, no qual intervenções na natureza seja realizadas com respeito aos indígenas, à fauna, à flora e às comunidades tradicionais que habitam, trabalham e vivem das matas.

Capa do livro "Diário dos Abraços"

Ele foi o primeiro secretário do Meio Ambiente do estado de São Paulo. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação do IEA. Além de ser um dos organizadores do Sistema Nacional do Meio Ambiente, Zé Pedro é um dos grandes responsáveis pela criação de parques e outras áreas protegidas de grande dimensão do país, tendo alcançado que muitas hoje integrem a lista do Patrimônio Mundial Natural da Unesco.

Crônicas

"Diário dos Abraços", de Mayara Floss, é um dos finalistas na categoria Crônica. Trata-se de um diário no qual uma estudante de medicina no extremo sul do Brasil conta histórias reais vividas durante uma década, "narrando momentos de aprendizado, curiosidade, contatos humanos e cuidado", dizem os editores.

Floss é médica de família e comunidade, escritora, produtora e ativista. Atualmente trabalha em atenção primária à saúde na Secretaria da Saúde de Florianópolis, SC, e é doutoranda em patologia na Faculdade de Medicina da USP, No IEA, participa do Grupo de Estudos Saúde Planetária: Uma Abordagem Transdisciplinar para a Sustentabilidade do Planeta Integrada à Saúde Humana. É coautora das recomendações políticas sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde dos brasileiros do Lancet Countdown 2018, 2019 e 2021.