Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Nílson Machado é o novo membro titular da Academia Paulista de Educação

Nílson Machado é o novo membro titular da Academia Paulista de Educação

por Beatriz Herminio - publicado 25/07/2022 14:35 - última modificação 25/07/2022 14:37

Nílson José Machado - Literatura e matemática
Foto: Leonor Calasans/IEA-USP
No dia 8 de agosto, às 17h, Nílson José Machado tomará posse como membro titular da Academia Paulista de Educação (APE). O professor terá a cadeira 22, antes ocupada por Amélia Americano Domingues de Castro e cujo patrono é Padre Manoel da Nóbrega.

Nílson Machado é coordenador adjunto e foi coordenador acadêmico da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, originada a partir do Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais, o qual Machado coordenou. Entre 1993 e 1994, foi professor visitante do IEA, atuando no projeto Educação para a Cidadania.

Professor titular da Faculdade de Educação da USP, graduou-se em Matemática na mesma instituição e é mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutor em Filosofia da Educação pela USP (1989). Com cerca de vinte livros para crianças publicados, ele tem nas interfaces entre a Epistemologia e a Didática e entre a Ética e a Educação os principais temas de suas publicações atuais.

Fundada em 1970 por um grupo de educadores, a Academia Paulista de Educação é formada por 40 cadeiras, cada uma com um patrono e um titular eleito em Assembleia Geral. A academia organiza eventos educacionais, palestras e colóquios e participa de discussões e propostas de atividades educacionais, pedagógicas e escolares em todo Estado de São Paulo.

O evento de posse será realizado no Auditório Olavo Setubal do CIEE (Rua Tabapuã, 469 – 1º andar).