Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Roseli de Deus Lopes fala sobre educação 4.0 em podcast

Roseli de Deus Lopes fala sobre educação 4.0 em podcast

por Matheus Nistal - publicado 19/01/2023 15:35 - última modificação 19/01/2023 15:42

Em uma era acelerada e ultraconectada, os novos desafios da educação foram tratados por Roseli de Deus Lopes, vice-diretora do IEA, em podcast do Instituto Claro. O episódio abordou a educação 4.0 e as possibilidades e desafios que as novas tecnologias trazem para professores e alunos. O termo remete à quarta revolução industrial que se baseia em tecnologias digitais, sistemas inteligentes e conectividade.

Roseli de Deus Lopes

Para a coordenadora da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, uma das principais oportunidades que a educação 4.0 já traz é não ser mais necessário estar no lugar certo e na hora certa para se desenvolver em algumas áreas do conhecimento. “Hoje, muitos desses aprendizados podem estar disponíveis em qualquer lugar, desde que se tenha acesso a dispositivos e conectividade”, afirma a professora.

A tendência demográfica de aumento da expectativa de vida vem mudando também o mercado de trabalho, fazendo com que seja cada vez mais comum pessoas exercitarem funções diferentes durante sua trajetória profissional. Por isso, é também necessário que a educação 4.0 incentive a flexibilidade e adaptabilidade dos seus alunos, defende Roseli.

Contudo, ela também considera que o esforço para conectar cada vez mais pessoas tem que ser acompanhado de trabalhos de aprendizagem e de estratégias que façam com que “os professores percebam que o mundo que a gente tem hoje é diferente”. Roseli acredita que a educação precisa se adaptar aos novos tempos hiperconectados e acelerados.

"Muito mais do que decorar algumas coisas, eu preciso aprender como é o processo de criar, para que essas crianças, esses professores aprendam a fazer principalmente boas perguntas”, defende Roseli.