Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Saldiva recebe Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Câmara Municipal de SP

Saldiva recebe Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Câmara Municipal de SP

por Mauro Bellesa - publicado 23/10/2018 11:15 - última modificação 05/11/2018 09:22

Paulo Saldiva - Perfil
Paulo Saldiva

O patologista Paulo Saldiva, diretor do IEA e professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), foi agraciado pela Câmara Municipal com a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. Ele receberá as honrarias em Sessão Solene no dia 5 de dezembro, às 19h, no Auditório Prestes Maia da câmara paulistana (Viaduto Jacareí, 100, 1º andar, São Paulo).

A medalha e o diploma são conferidos a personalidades nascidas em São Paulo por serviços prestados à cidade. A proposta de decreto legislativo para a concessão das homenagens a Saldiva foi iniciativa do vereador Gilberto Natalini, do Partido Verde (PV).

Professor titular do Departamento de Patologia da FMUSP, Saldiva tem se dedicado desde os anos 80 ao estudo dos efeitos da poluição atmosférica de grandes cidades na saúde de seus habitantes. Suas pesquisas tratam de anatomia patológica, fisiopatologia pulmonar, doenças respiratórias e saúde ambiental, ecologia aplicada, cidades e saúde humana, humanidades e antropologia médica. Faz parte da Academia Nacional de Medicina e integrou o Comitê Científico da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, EUA, e o Comitê de Qualidade do Ar da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na justificativa para a homenagem, Natalini destaca a carreira de Saldiva como pesquisador, docente e gestor acadêmico, além de sua volumosa produção de artigos científicos. Afirma que o trabalho do patologista contribuiu significativamente para algumas áreas da saúde humana:  "As atividades do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental (LPAE) da FMUSP auxiliaram a consolidar o conceito de que a poluição do ar é um fator significativo de agravo à saúde humana, contribuindo para colocar a USP entre as dez institucionais que mais publicam sobre o tema".

Duas outras contribuições de Saldiva mencionadas pelo vereador são: o desenvolvimento (em parceria com o professor Walter Zin) de métodos para a avaliação da função pulmonar em pacientes críticos e a formação de "um sólido grupo de pesquisa em patologia pulmonar e em autópsia, que resultou no desenvolvimento  de um sistema único no mundo, onde métodos avançados de imagem na sala de autópsia permitem a realização de estudos acerca de doenças complexas como demência, psicoses e obesidade".

Mais informações sobre a cerimônia de entrega da medalha e do diploma a Saldiva podem ser obtidas pelo telefone (11) 3396-4525.

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP

registrado em: , , ,