Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Sônia Barros é nomeada diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde

Sônia Barros é nomeada diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde

por Mauro Bellesa - publicado 03/03/2023 10:55 - última modificação 10/04/2023 18:29

Sônia Barros - Perfil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, nomeou nesta sexta-feira, 3 de março, a professora sênior do IEA Sônia Barros diretora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do ministério.

Professora titular aposentada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem (EE) da USP, Sônia é especialista na área da enfermagem dedicada à saúde mental, com atuação em pesquisas sobre políticas de saúde mental, exclusão social de pessoas com doenças mentais, processo ensino-aprendizagem e enfermagem em saúde mental.

Relacionado

Notícia

Evento

Graduada em enfermagem de saúde pública pela Universidade Federal da Bahia, Sônia é mestre em enfermagem psiquiátrica e doutora em enfermagem pela EE-USP. No IEA, ela coordena o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas de Saúde Mental, criado em dezembro de 2021.

Pesquisadora do grupo é consultora da OMS

A filósofa Cláudia Braga, membro do mesmo grupo de pesquisa, assumiu em fevereiro o cargo de consultora nacional de Saúde Mental da unidade de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Determinantes Sociais da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde.

Como consultora, irá atuar em temas relacionados a saúde mental, álcool, drogas, violências e deficiências, planejando e desenvolvendo ações nessas temáticas em processo de cooperação técnica, identificando e apoiando boas práticas relacionadas ao tema e construindo redes de intercâmbio de experiências inovadoras entre estados brasileiros e países.

É coordenadora também do Grupo de Pesquisa Enfermagem e as Políticas de Saúde Mental, cadastrado no CNPq. Um de seus trabalhos de grande destaque foi a coordenação do Censo Psicossocial dos Moradores em Hospitais Psiquiátricos do Estado de São Paulo com um recorte racial.

Esta será a segunda atuação da professora no ministério, onde dirigiu o Departamento de Assessoria Técnica da Secretaria de Assistência à Saúde de 2001 a 2003. Na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, de 2007 a 2009, Sônia foi assessora do gabinete do secretário e coordenadora-geral do Grupo Técnico de Ações Estratégicas.

Em 2022, ela recebeu o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental, concedido pela Câmara dos Deputados.