Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / USP premia dois pesquisadores do IEA como novas lideranças acadêmicas

USP premia dois pesquisadores do IEA como novas lideranças acadêmicas

por Beatriz Herminio - publicado 06/10/2022 15:55 - última modificação 06/10/2022 15:56

A edição de 2022 do Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa na USP reconheceu Leonardo Gomes e Pedro Brancalion pelo "altíssimo nível" de suas carreiras. Concedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), o prêmio tem como objetivo "incentivar novas lideranças e valorizar a excelência na pesquisa científica da Universidade de São Paulo".

Gomes é pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (NAP-OIC) e professor de administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Ele recebeu o prêmio por sua atuação no campo do empreendedorismo e da formulação de políticas públicas, com destaque para a participação no projeto Bridge e na implementação de tecnologias de roadmap junto à Finep.

Supervisor de pós-doutorado do projeto Biota Síntese, sediado no IEA, Pedro Brancalion é professor associado do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP. Foi reconhecido por seus avanços em pesquisa que visa a recuperação de áreas degradadas e por suas atuações de liderança na Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), da ONU, no Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e nos Programas de Adequação Ambiental dos campi da USP.

As 71 inscrições ao prêmio foram avaliadas por uma comissão formada por oito docentes da USP e 16 pesquisadores externos, representantes das áreas de conhecimento dos participantes.