Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Walter Neves recebe medalha Imperator Augustus

Walter Neves recebe medalha Imperator Augustus

por Fernanda Rezende - publicado 07/05/2019 15:40 - última modificação 07/05/2019 15:40

Walter Neves - PerfilWalter Neves, professor sênior do IEA, recebeu a medalha Imperator Augustus da Rede Internacional de Excelência Jurídica, núcleo Portugal. A honraria foi concedida em sessão solene no dia 4 de maio, em São Paulo, em reconhecimento pela contribuição de Neves à ciência e à humanidade.

Biólogo, arqueólogo e antropólogo, foi professor titular do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB) da USP, onde fundou e coordenou o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, único do gênero da América Latina. Neves foi responsável pelo estudo de "Luzia", considerado o esqueleto humano mais antigo das Américas. Seu modelo de dois componentes biológicos principais é frequentemente adotado para o entendimento da origem e dispersão dos humanos anatomicamente modernos no continente americano.

Ao longo de sua carreira, dedicou-se também (e com intensidade) à divulgação científica para o grande público, principalmente através de exposições museográficas, livros e artigos. Em 2013, implantou na Jordânia o projeto " Evolução biocultural hominínia no Vale do rio Zarqa, Jordânia: uma abordagem paleoantropológica", que tem como objetivo estudar os primeiros representantes do gênero Homo que deixaram a África por volta de 2 milhões de anos atrás.

Como professor sênior do IEA, Neves busca fortalecer a divulgação científica para além dos muros da Universidade e planeja introduzir o pensamento evolutivo humano nas áreas biomédicas, tanto na USP quanto em outras instituições universitárias. Ele também pretende se dedicar à propagação da teoria darwiniana da evolução humana para a comunidade por meio de exposições, artigos científicos, palestras e da institucionalização do projeto “Ciência na Rua”.