Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Yvonne Mascarenhas receberá prêmio da Sociedade Brasileira de Física por suas contribuições acadêmicas

Yvonne Mascarenhas receberá prêmio da Sociedade Brasileira de Física por suas contribuições acadêmicas

por Nelson Niero Neto - publicado 02/03/2021 16:40 - última modificação 02/03/2021 16:40

Yvonne Mascarenhas - PerfilA pesquisadora Yvonne Mascarenhas receberá neste ano o prêmio Joaquim da Costa Ribeiro, concedido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) aos que contribuíram, ao longo da carreira, para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil. Ela é a primeira mulher a receber a homenagem. O prêmio será entregue durante o Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física, programado para ocorrer em junho.

Com mais de 60 anos de trajetória acadêmica, Yvonne é professora aposentada do Instituto de Física de São Carlos, onde também foi diretora. Na última década, passou a se dedicar à difusão científica voltada para o apoio ao ensino fundamental e médio. No IEA, foi vice-coordenadora do Polo São Carlos, que ajudou a criar, e hoje é professora honorária e pesquisadora colaboradora da Cátedra de Educação Básica.

Em seu site, a SBF destacou as contribuições de Yvonne como pesquisadora, orientadora acadêmica e gestora de instituições de pesquisa e ensino de Física e Química. Leia mais clicando aqui.