Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Reflexões sobre a economia a partir das ideias de Gabriel Tarde

Reflexões sobre a economia a partir das ideias de Gabriel Tarde

por Sandra Codo - publicado 16/08/2011 16:50 - última modificação 03/04/2013 16:14

"O Que as Ciências Humanas Têm a Dizer sobre a Economia? Abordagens a partir de Gabriel Tarde" é tema da mesa-redonda que se realiza nessa sexta-feira, 2 de setembro, das 14h às 18h, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

gabrieltarde.jpg
O pensador francês Gabriel Tarde, cuja obra tem sido resgatada

"O Que as Ciências Humanas Têm a Dizer sobre a Economia? Abordagens a partir de Gabriel Tarde" é tema da mesa-redonda que se realiza nessa sexta-feira, 2 de setembro, das 14h às 18h, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. Os debatedores serão Vicent Antonin Lépinay, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA; Eduardo Viana Vargas, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG; e Stelio Marras, doutor em antropologia social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e professor do IEB. O evento é organizado pelo IEB, com apoio do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e do IEA.

Lépinay e Vargas são especialistas na obra do francês Gabriel Tarde (1843-1905), filósofo, sociólogo, criminologista e um dos precursores da psicologia social. Tarde é considerado o grande teórico da microssociologia, onde o relevante são as relações entre indivíduos. Sua obra tem sido revalorizada desde meados dos anos 90. Entre seus trabalhos de maior impacto está o livro "As Leis da Imitação", de 1890.

Lépinay é autor, com Bruno Latour, do livro "The Science of Passionate Interests: An Introduction to Gabriel Tarde's Economic Anthropology" (2009). Há poucas semanas, a Princeton University Press lançou seu novo livro, "Codes of Finance — Engineering Derivatives in a Global Bank", fruto de sua tese de doutorado. Ex-orientando de Latour, Lépinay tem trabalho com ele no "Mapeamento de Controvérsias", programa de pesquisas voltado a cartografar controvérsias científicas e tecnológicas. Ele graduou-se pela Escola Normal Superior de Paris, fez o mestrado no Centro de Sociologia da Inovação na Escola Nacional Superior de Minas de Paris e o doutorado na Universidade Columbia, EUA. Atualmente é professor assistente do Programa de Doutorado em História, Antropologia, Ciência, Tecnologia e Sociedade do MIT.

Vargas graduou-se em ciências sociais (área de concentração em antropologia) pela Unicamp, fez o mestrado em antropologia social na UFRJ e o doutorado em sociologia e política na UFMG. Realizou pós-doutorado no Centro de Sociologia da Inovação na Escola Nacional Superior de Minas de Paris. Atualmente é professor adjunto de antropologia na Fafich-UFMG, onde coordena o Laboratório de Antropologia do Corpo e da Saúde. É autor de "Antes Tarde do que Nunca: Gabriel Tarde e a Emergência das Ciências Sociais" (2000) e organizador do volume de ensaios de Gabriel Tarde "Monadologia e Sociologia — e Outros Ensaios" (2007). Suas áreas de pesquisa são teoria antropológica, antropologia simétrica, antropologia do corpo e da saúde, antropologia política e antropologia visual. (Leia o artigo de Vargas , publicado na edição nº 27 da "Revista Brasileira de Ciências Sociais, editada pela Anpocs.)