Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Segurança e privacidade são temas de mesa-redonda sobre ética na universidade

Segurança e privacidade são temas de mesa-redonda sobre ética na universidade

por Flávia Dourado - publicado 29/10/2012 00:00 - última modificação 01/02/2016 14:44

O objetivo do encontro é discutir os dilemas éticos que surgem das tensões entre garantia da segurança e respeito à privacidade dos frequentadores do campus da USP.

A Comissão de Ética da USP e o IEA realizam no dia 8 de novembro, às 15 horas, na Sala de Eventos do IEA, a primeira mesa-redonda do ciclo Ética e Universidade. A iniciativa é fruto de constatação da necessidade de discussão de temas relevantes sobre o comportamento ético, para que as conclusões possam contribuir para a definição de conceitos de conduta ética no âmbito da USP.

O tema da primeira mesa-redonda será Segurança e Privacidade. Os debatedores serão o professor Sérgio Adorno, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Leandro Pique Carneiro, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, e o coronel Glauco Carvalho, da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A moderação estará a cargo da professora Maria Hermínia Tavares de Almeida, diretora do IRI.

O objetivo do encontro é discutir as tensões entre medidas tomadas para prover segurança aos membros da comunidade USP e ao patrimônio público e o respeito à privacidade dos frequentadores da Cidade Universitária (alunos, funcionários, professores, fornecedores e visitantes).

Segundo a comissão, as ameaças à segurança das pessoas e do patrimônio da USP são reais e precisam ser enfrentadas com os instrumentos e recursos de garantia da ordem constitucionalmente estabelecidos, o que, em algumas circunstâncias, pode conflitar com o  também legítimo e constitucionalmente assegurado  direito à privacidade.

A mesa-redonda discutirá os limites aceitáveis de convivência entre os dois direitos. Os participantes tratarão não tanto dos fundamentos últimos dos direitos à segurança e à privacidade, mas sobretudo dos dilemas concretos postos a comunidade da USP e, em especial, aos seus dirigentes, quando  da prática cotidiana de garantir os dois.

ASSISTA AO VÍDEO
VEJA AS FOTOS