Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Sociólogo Hermínio Martins será homenageado no IEA

Sociólogo Hermínio Martins será homenageado no IEA

por Fernanda Rezende - publicado 26/08/2015 16:15 - última modificação 04/02/2016 15:55

Seminário sobre a obra e o legado do sociólogo português acontecerá no dia 3 de setembro, às 14h.
Hermínio Martins
Hermínio Martins, um pesquisador da história política de Portugal

O sociólogo português Hermínio Martins, que morreu no dia 19 de agosto em Oxford, na Inglaterra, será homenageado em seminário sobre seu legado e obra no dia 3 de setembro, às 14h, na Sala de Eventos do IEA. No mesmo dia, a Universidade de Oxford, onde Martins era professor emérito, também irá homenageá-lo.

A cerimônia no IEA será conduzida por José Álvaro Moisés, coordenador do Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA, professor de ciência política da USP e ex-aluno e colega de Martins durante período como professor visitante da Universidade de Oxford. Também participarão da homenagem a cientista social Maria Angela D’Incao, professora da Unesp que está escrevendo a biografia de Martins; Maria Antonieta Leopoldi, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Maria da Conceição Quinteiro, do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs) da USP. As três conviveram com o sociólogo enquanto realizavam seus doutorados ou pós-doutorados na Universidade de Oxford.

Relacionado

Multimídia

Texto

Nascido em Moçambique em 1934, Martins lutou contra a ditadura salazarista de Portugal e, posteriormente, exilou-se na Inglaterra. Na London School of Economics estudou sociologia e filosofia da ciência. Como professor, ensinou nas universidades de Leeds (1959-1964), Essex (1964-71), Harvard (1966-67), Pennsylvania (1967-68) e Oxford (1971-2001). Foi ainda pesquisador honorário do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Hermínio Martins era considerado um dos mais importantes cientistas sociais portugueses do século 20. Antes de sua morte, vinha trabalhando na conclusão da versão em português de um livro que compara os três regimes que marcaram Portugal no século passado: a República, o Estado Novo e a democracia. É também de sua autoria, entre outros títulos, os livros “Classe, Status e Poder – e Outros Ensaios sobre o Portugal Contemporâneo”, “Dilemas da Civilização Tecnológica” e “Democracia, Crise e Reforma” (ed. Paz e Terra, 2012), do qual foi coorganizador com Maria Angela D’Incao.

No IEA, Martins foi expositor nas conferências Biologia e Política: Eugenismos de Ontem e de Hoje e Tecnologia e Dominação da Natureza: Perspectivas Prometeica e Fáustica, ambas realizadas em 2013 pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA.

Homenagem a Hermínio Martins
3 de setembro, às 14h
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem inscrição prévia – Transmissão ao vivo pela web